paroquias.org
 

Notícias






João Paulo II recusa criação de embriões humanos para fins científicos
2003-11-11 21:20:44

João Paulo II expressou ontem o seu apoio à pesquisa com células estaminais, mas renovou a sua oposição à utilização de embriões humanos para fins científicos. O Papa falava perante os participantes de um encontro para celebrar o 400º aniversário da Academia Pontifícia das Ciências.

“Afirmei em outras ocasiões que as células estaminais utilizadas para a pesquisa ou tratamento não podem proceder de tecido embrionário humano, assim como incentivei, ao contrário, a pesquisa sobre tecido humano adulto ou sobre tecido supérfluo no desenvolvimento normal do feto”, esclareceu.
João Paulo II acrescentou que “qualquer tratamento que proclame salvar vidas humanas mas se baseie na destruição da vida humana no seu estado embrionário é lógica e moralmente contraditório, como o é a produção de embriões humanos com o propósito directo ou indirecto de experiências ou até mesmo a destruição eventual”.
Diante de cientistas de diversas partes do mundo e das mais variadas crenças, que fazem parte desta instituição fundada há 400 anos, João Paulo II disse estar unido a eles pelo “desejo comum de corrigir as interpretações erróneas, e mais ainda, fazer com que nos ilumine a única Verdade que governa o mundo e guia a vida de todos os homens e mulheres”.
Referindo-se a um dos temas centrais tratados na reunião, “Tecnologia da célula-tronco ou estaminal e outras terapias inovadoras”, o Papa lembrou que nos últimos anos a pesquisa neste campo tem aumentado “devido à esperança que oferece para a cura de doenças que afectam tantas pessoas”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia