paroquias.org
 

Notícias






«O ÓRGÃO DE TUBOS E A LITURGIA, HOJE»
2003-11-09 19:18:46

Como tem sido anunciado, o Santuário de Fátima vai organizar, em Fátima, nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2003, um Congresso Internacional subordinado ao tema “O Órgão de Tubos e a Liturgia, Hoje”.

O Congresso integra-se no âmbito da celebração do primeiro centenário da publicação do Motu Proprio “Tra le Sollecitudini” do Papa Pio X (22 de Novembro de 1903), no movimento pró-Órgão de Tubos que está a acentuar-se em Portugal, quer na aquisição de novos órgãos de tubos, quer no restauro de órgãos históricos, quer, ainda, na circunstância de ser preciso equacionar bem a questão da implementação de um órgão de tubos na Igreja da Santíssima Trindade (com a capacidade de 10.000 pessoas sentadas) cuja construção será iniciada em breve.
A Comissão Científica do Congresso é constituída pelos Professores Ruy Vieira Nery (Universidade de Évora e Fundação Calouste Gulbenkian), João Peixoto e Luís Manuel Silva (Universidade Católica Portuguesa), José Uriol (Director do Conservatório Superior de Música de Saragoça) e Cónego Ferreira dos Santos (Presidente do Serviço Nacional de Música Sacra) que preside.
O tema do Congresso tem vindo a interessar muitas pessoas, do país e do estrangeiro, uns (a maior parte) por estarem ligados, mais ou menos directamente, à Liturgia, ao Órgão de Tubos ou à Música Litúrgica, outros porque ligados à Cultura em geral.
É interessante constatar, por exemplo, que os conferencistas, todos de grande gabarito, oriundos de Portugal, Alemanha, Áustria, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Polónia e República Checa aceitaram, todos, o convite, quando convidados: convidados de primeira mão.
É, igualmente, notável que alguns dos melhores organeiros europeus (cerca de 16), entre os quais, três portugueses e que algumas das principais revistas da especialidade (cerca de 14) tenham decidido estar presentes no Congresso.
A maioria dos responsáveis nacionais de Música Sacra dos países europeus (mesmo da Europa de Leste) estará presente.
Quanto a Portugal, foram convidados os elementos do Secretariado Nacional de Liturgia e do Serviço Nacional de Música Sacra e todos os responsáveis pela Música Sacra nas Dioceses, Ordens e Congregações Religiosas e Institutos, que, esperamos, estejam presentes, na sua maioria.
O Congresso Internacional “O Órgão de Tubos e a Liturgia, Hoje” pode considerar-se um acontecimento de Cultura, em geral, e da Música Litúrgica, em especial, de grande relevo.
Pela primeira vez, serão tratados por peritos de primeiro plano, de forma exaustiva, todos os aspectos sob os quais o Órgão de Tubos pode ser considerado. As Actas do Congresso que serão publicadas em português e inglês, constituirão a obra mais completa sobre o Órgão de Tubos que algum dia veio a público.
Para além das intervenções científicas dos conferencistas, haverá, durante os dias do Congresso, uma exposição das revistas da especialidade, em várias línguas, da publicidade de diversos organeiros e de composições musicais do séc. XX sobre temas litúrgicos.
O Congresso terá a sua abertura solene, no dia 20 de Novembro, pelas 10h00. Preside Sua Eminência o Senhor D. José da Cruz Policarpo, Dig.mo Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Estará presente Sua Ex.cia Rev.ma o Senhor D. Giuseppe Pittau, Secretário da Congregação para a Educação Católica. A lição inaugural será proferida pelo Prof. Frauz Stoiber, Reitor da Universidade de Música de Regensburgo.
A tarde do dia 20 de Novembro será preenchida com comunicações e debates.
À noite, pelas 21h30, haverá, na Basílica, um Concerto Coral com música polifónica portuguesa, pelo Coro da Sé Catedral do Porto, dirigido pelo Maestro Eugénio Amorim.
O dia 21, sob a presidência do Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia, D. António Maria Bessa Taipa, iniciar-se-á, às 09h00, com uma conferência proferida pelo Prof. Ruy Vieira Nery (Universidade de Évora e Fundação Calouste Gulbenkian): “O Órgão de Tubos no enquadramento da Música da Igreja”. A segunda parte da manhã será dedicada a comunicações e respectivos debates.
A tarde do dia 21 é preenchida com uma visita de estudo aos órgãos de Mafra (aí haverá um breve recital), e de S. Vicente de Fora (também, com um recital) e com uma Celebração na Sé Patriarcal cuja intervenção musical ficará a cargo do Coro Gregoriano de Lisboa e do Coro de Santa Maria de Belém, estando ao órgão o Professor Klemens Schnorr (Friburgo, Alemanha) e com um jantar oferecido pela Excelentíssima Câmara Municipal de Lisboa.
O dia 22 de Novembro (dia de Santa Cecília, padroeira da Música) abrirá, às 09h00, com uma Evocação a Santa Cecília, cuja parte musical ficará sob a responsabilidade do Agrupamento Ançãble, dirigido por Pedro Miranda.
Às 10h00, haverá uma conferência pelo Cónego Ferreira dos Santos: “O Órgão e a Igreja, Hoje”. Seguir-se-ão comunicações e debates.
Da parte da tarde, haverá uma mesa redonda, com início às 14h30, em que participará a Comissão Científica e um jovem recém-formado em Música Sacra pela Universidade Católica (Porto).
Seguir-se-ão uma visita ao Órgão Ruffatti da Basílica e uma tomada de contacto com a maquete da nova Igreja da Santíssima Trindade.
Pelas 18h00, sob a presidência de Sua Ex.cia Rev.ma o Senhor Bispo de Leiria-Fátima, apresentar-se-ão as Conclusões do Congresso Internacional.
Pelas 19h00, haverá, na Basílica, um Concerto de Polifonia Portuguesa pelo Coro Gulbenkian, sob a direcção do Maestro Fernando Eldoro.
Depois do Concerto, os congressistas encontrar-se-ão num jantar de confraternização e convívio.
Portugal conheceu uma época de ouro, no capítulo dos órgãos de tubos: os séculos XVIII e princípios do séc. XIX. A expulsão das Ordens Religiosas, a Secularização e a instauração da República tiveram uma influência nefasta na organização da vida da Igreja, em geral, e da vida litúrgica, em particular, concretamente, na área dos órgãos de tubos que tiveram de caminhar de degradação em degradação.
Assiste-se, actualmente, a um grande movimento pró-Órgão de Tubos que já está assentando arraiais, do lado do Estado, e do lado das comunidades cristãs.
Parece importante que os responsáveis das Celebrações Litúrgicas, sacerdotes, organistas, directores de Música Sacra, liturgistas, etc, aproveitem este Congresso Internacional pela informação, formação e pedagogia que traz e pela hipótese de partilha de ideias que permite.
As inscrições terminam no dia 13 de Novembro.
As pessoas interessadas poderão receber mais informações através do telefone: 249.539.600, do fax: 249.539.605 e do e.mail: sepali@santuario-fatima.pt . Na página oficial do Santuário na Internet, www.santuario-fatima.pt, poderá ser obtido o programa do Congresso e respectiva ficha de inscrição.

Cónego Ferreira dos Santos
Presidente da Comissão Científica do Congresso


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia