Bispos apelam à conversão e partilha
2001-03-04 15:36:15

A Igreja Católica assinala hoje o primeiro domingo da Quaresma, iniciando assim uma caminhada de 40 dias até à Páscoa, o culminar do mistério cristão que é a ressurreição de Jesus.

Para os cristãos, trata-se de um tempo especial de oração e de conversão. "Iniciemos a Quaresma como uma peregrinação para a celebração pascal, onde, espiritualmente, entraremos, com Cristo, no santuário definitivo, a que Ele preside como Pontífice da Nova Aliança", escreveu o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, numa mensagem dirigida aos seus diocesanos. O prelado convidou-os também a participar nas catequeses quaresmais que ele próprio vai dinamizar na sé patriarcal a partir de amanhã.

Mas, tal como escreveu o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, "o itinerário da experiência cristã tem repercussões na vida quotidiana". Neste sentido, os prelados portugueses apelaram para que as atitudes de conversão e de oração sejam acompanhadas de atitude de partilha, a que chamam de renúncias quaresmais.

O cardeal-patriarca de Lisboa vai canalizar essas renúncias, oferecidas pelos fiéis em forma de dinheiro, para a construção da Casa de Espiritualidade Imaculado Coração de Maria, estrutura de apoio à evangelização e ao aprofundamento espiritual da vida cristã.

O bispo de Santarém, D. Manuel Plino, anunciou que vai canalizar uma parte dos dinheiros para ajudar os desalojados dos sismos de El Salvador e a outra parte para a construção do mosteiro das irmãs clarissas. Este prelado é um dos poucos que apresentou contas das renúncias do ano passado, que na sua diocese renderam cerca de 9500 contos.

O arcebispo de Braga vai aplicar as partilhas dos crentes em obras existentes na sua diocese, nomeadamente nos museus Pio XII e Medina, no Arquivo Diocesano, no Centro de Pastoral Universitária e na casa para os sacerdotes idosos e seus familiares.

D. António Vitalino, prelado de Beja, vai enviar o dinheiro para a diocese de Novo Redondo, Sumbe, em Angola, que está a precisar de 500 mil dólares para edificar um centro de formação. Este bispo também apresentou contas, tendo a última renúncia rendido cerca de 4500 contos.

O bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, vai também entregar as verbas às vítimas dos sismos em El Salvador. D. Manuel Madureira Dias, bispo do Algarve, doará o dinheiro à Casa das Mães, estrutura destinada a mães em situação de risco.

Fonte DN