Arcebispo de Cantuária teme divisões na Igreja anglicana
2003-11-03 21:26:55

O arcebispo de Cantuária, líder espiritual da Igreja anglicana, manifestou a sua "profunda mágoa" face às divisões existentes no seio da comunidade devido à inédita ordenação de um bispo homossexual, acontecida ontem nos Estados Unidos.

Numa cerimónia realizada em Durham (New Hampshire), e rodeada de polémica, Gene Robinson, divorciado, pai de 2 filhas e homossexual assumido, foi ordenado bispo pela igreja Episcopal norte- americana.
Num comunicado, o arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, considerou que "as divisões provocadas são objecto de profunda mágoa" e manifestou-se apreensivo com o impacto desta decisão na "esmagadora maioria" da comunidade anglicana, de 70 milhões de fiéis, e "sobretudo no mundo não ocidental".
A ordenação do bispo Gene Robinson ameaça mesmo criar clivagens no seio da Igreja episcopal dos EUA e provocar a ruptura desta com as suas "irmãs" anglicanas espalhadas pelo Mundo.
O arcebispo anglicano da Nigéria, Peter Akinola, foi daz vozes mais contestárias em relação a todo o processo e já assegurou que a ordenação de Robinson obrigrará a sua igreja à “cissão”. Mesmo no ramo norte-americano, a igreja Episcopal, mais de 24 bispos estão a ameaçar a “cissão” por causa do novo bispo Gene Robinson.