paroquias.org
 

Notícias






Petição Deus e a Europa
2003-11-03 21:23:01

Leigos europeus fiéis à doutrina Cristã, crentes na sua influência no que se designa por cultura cristã e na mensagem que ela transmite aos homens ao longo dos tempo e continuará a transmitir, elevam hoje a sua voz contra a ausência de qualquer referência a Deus no projecto de preâmbulo do futuro tratado Constitucional da União Europeia.

Na verdade impressiona a persistência dos autores do Tratado em negar a história da Europa e as convicções de uma grande maioria de Europeus espalhados pelos 25 países (os actuais 15 e os 10 em processo de adesão) que por virtude da omissão deliberada da referência ao cristianismo no preâmbulo do projecto em discussão, corre o risco de não se vir a identificar com o texto final, entendo estarem a ser postos em causa os pilares e objectivos fundamentais da unidade europeia.
Considerando que:

1. Mesmo com diferentes formas de viver e de seguir Cristo e a sua mensagem de verdade, de fraternidade, amor, vida, perdão e paz – Católicos, Protestantes, Evangélicos, Luteranos e outros formam um grupo de Cidadãos europeus que seguiram e seguem o que caracteriza a Cultura Cristã de vinte séculos do velho continente;

2. Uma percentagem maioritáriade europeus assim pensou e pensa, agiu e age nos diversos países da UE , de modo a assumirem princípios, que são responsáveis pela linha da doutrina social, artística, cultural e do pensamento humanista, reveladas nas mais livres e abertas formas de opção e de modos de pensamento que caracterizam a história da velha Europa e a civilização da Europa do século XXI;
Assim, decidimos juntar-nos a tantos outros europeus que se propõem a apresentar até à PRIMEIRA SEMANA DE DEZEMBRO um conjunto de um milhão de assinaturas junto da presidência Italiana da União no intuito de em conjunto com os 11 Governos que já se declararam favoráveis à alteração do preâmbulo, obtermos uma referencia explícita ao cristianismo, como é nosso desejo em comunhão estreita com a vontade manifestada por João Paulo II e demais Bispos da Igreja . Como testemunhava o Santo Padre João Paulo II ao dizer. «EUROPA, ABRE AS TUAS PORTAS A CRISTO!» na Alocução ao Parlamento Italiano, a 14 de Novembro de 2002 onde afirmou: -Se se quer dar uma estabilidade durável à nova unidade europeia, é necessário empenharmo-nos para que essa unidade assente sobre os fundamentos éticos que estiveram na sua base, dando, ao mesmo tempo, espaço à riqueza e à diversidade de culturas e tradições que caracterizam cada nação singular. Quero também, nesta nobre Assembleia renovar o apelo que nestes últimos anos fiz aos vários Povos do Continente: "Europa, no início de um novo milénio, abre mais uma vez as tuas portas a Cristo!".

Neste sentido, a ajuda que lhe pedimos e ao seus Paroquianos é a recolha de assinaturas de cidadãos eleitores que conheça e que assumam este ideal para a "Petição DEUS e a EUROPA", e o posterior pronto reenvio da mesma para o endereço nela indicado. A folha pode ser livremente fotocopiada a fim de permitir que se atinja o máximo número de subscrições no mais curto espaço de tempo (até 24 ou 25 de Novembro de2003 sem falta).

Pelo grupo promotor da Petição,
J. P. Ramos Ascensão, Docente Universitário e J.J. Galvão (Médico)

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia