LÁGRIMAS SÃO UM AVISO
2003-11-02 11:25:56

"Nossa Senhora está triste com tanta maldade que há no Mundo e lança-nos um aviso". Este foi o desabafo de Camila Vieira, um dos muitos devotos que ontem foi ver o fenómeno da Virgem que chora, em Ancas, concelho de Anadia.

Ninguém fica indiferente assim que põe os olhos na imagem de Nossa Senhora de Fátima, que desde segunda-feira ostenta um fio de cera, que parece escorrer-lhe cara abaixo. Há os que choram compulsivamente, quem reze em fervor, mas a maioria limita-se a olhar para a cara da imagem vezes sem conta, provavelmente à espera de ver algo mais.

Crentes ou desconfiados, o que é certo é que mais de um milhar de pessoas tem feito romaria a Ancas, nos últimos três dias, desde que se soube da notícia. As opiniões divergem, entre os que lembram "as falsas lágrimas da Santa de Oleiros", e os que estão prontos para aclamar o fenómeno como "mais um milagre de Nossa Senhora".

Segundo Benigna Pereira, a dona da Virgem, que há dois anos repousa numa "capelinha" particular da Travessa do Cruzeiro, "a imagem já teve lágrimas nos dois olhos, mas tal como aparece, desaparece. O mesmo acontece com as expressões que faz. Parece que os olhos brilham quando tem tanta gente à sua frente".

Pelo meio de lágrimas, Benigna contou ao CM, que "a imagem apareceu assim na segunda-feira" e acrescenta: "Ao princípio não pensei em nada sobrenatural e até tentei limpar-lhe o olho. Quando voltou a aparecer é que me apercebi que era um aviso."

Quando confrontada com a hipótese de alguém ter mexido na imagem, a proprietária garante que "tem estado sempre fechada e só sai para a procissão". "Se quiserem analisar a Santa podem fazê-lo, mas ninguém me vai obrigar a tirá-la daí", salienta.

A religiosidade das pessoas que têm passado por Ancas não comove, no entanto, o bispo de Aveiro. D. António Marcelino diz que não acredita no fenómeno, desvaloriza a situação e acrescenta que "há coisas mais importantes na vida das pessoas".

MANUEL MARQUES: "SINAL DO MAL NO MUNDO"

"Quando vi na televisão que uma imagem de Nossa Senhora estava a chorar não pensei duas vezes e pus- -me a caminho. Vim por fé, mas também para ver pelos próprios olhos. Se for verdade, é um sinal do mal que anda para aí no mundo".

CAMILA VIEIRA: "É MUITO COMOVENTE"

"Sou muito crente e tenho muita fé em Nossa Senhora. Ia a caminho de Lisboa e resolvi passar por aqui para ver. É mais comovente do que estava à espera, talvez por ser algo muito simples. Não pude deixar de rezar e pedir à Senhora paz para o Mundo e mais protecção para as crianças".

CLARISSA BARROS: "A SANTA NÃO ESTAVA ASSIM"

"Quase todos os dias aqui passo e a santa nunca esteve assim. Era eu que a costumava levar para a procissão, em Agosto, e nunca esteve como está agora. Para mim é um aviso de que algo muito importante está para acontecer. Só não sabemos o quê".

FERNANDO BARREIRO: "SÓ ACREDITO NO QUE VEJO"

"Só vim porque a minha mulher quis ver a Santa. Vejo que tem qualquer coisa a cair pelo rosto, mas não concordo com as pessoas que dizem que está a mudar. Para mim está na mesma. Respeito o que dizem, mas por mim só acredito no que vejo e no que pode ser provado".

Fonte CM