Os desafios dos casais jovens
2003-10-27 20:32:54

A perspectiva sociológica do casamento e o “as preocupações dos casais jovens, tanto na área económica como habitacional” estiveram em destaque nas XV Jornadas Nacionais de Pastoral Familiar, realizadas em Fátima, dias 25 e 26 de Outubro e subordinadas ao tema «A situação dos casais novos, hoje”.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. José Lobato, Secretário da Comissão Episcopal da Família, salientou que “é fundamental que estas realidades sejam conhecidas pelos responsáveis da Pastoral Familiar” e que tenham em conta estas situações e ajudem “os jovens casais a caminhar no sentido de valorizar o casamento mesmo no meio das dificuldades”. E avança: “transformar os problemas em desafios”.
A tónica destas jornadas apontam “não para os problemas existentes” mas “para a transformação destes em desafios”. A finalização do curso e a procura do primeiro emprego “devem ser ajudados a ver como um desafio e não um obstáculo ao casamento” – salienta o Pe. José Lobato. Uma ajuda “a um caminho mais facilitado” porque “a família é essencial para o bem estar da sociedade”.
Numa plateia com cerca de duas centenas de pessoas, o Pe. José Lobato adiantou que as jornadas são dirigidas, em primeiro lugar, “aos responsáveis diocesanos e dos movimentos”. Tópicos centrais mas “cada um fará, na sua diocese, conforme os bispos decidirem” mas de qualquer forma “há uma partilha e um estudo”. As diferenças nesta problemática entre as regiões “não são muitas” elas residem sobretudo “nas respostas da Igreja na ajuda aos casais jovens”. Como proposta fundamental, o Secretário da Comissão Episcopal da Família refere que “existe uma necessidade de toda a pastoral dos jovens apresentar a realidade matrimonial”.