Igreja está atenta às novas tecnologias
2003-10-23 22:57:44

“Valorizar a Agência ECCLESIA sem duplicar com os conteúdos on-line” é uma das propostas da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, reunida dia 22 de Outubro, em Lisboa. Neste encontro, os bispos referiram também que o suporte de papel da Agência ECCLESIA deveria dar “especial atenção aos documentos da Igreja, Sínodos dos Bispos, acontecimentos importantes e documentos antigos” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. João Lavrador, secretário da referida Comissão.

Como o mundo da Comunicação social está em rápido desenvolvimento e originou novas linguagens, D. António Vitalino, Bispo de Beja e um dos elementos da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, irá “propor à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) a compra de um servidor da Internet” tendo como experiência o portal “existente nas dioceses do Sul”. Um projecto que requer um estudo prévio ao “nível dos objectivos e dos custos” – sublinhou o Pe. João Lavrador.
Num futuro próximo, a Comissão Episcopal das Comunicações Sociais pensa reunir alguns “pensadores e jornalistas credenciados que possam dar sugestões para uma melhor informação eclesial”. Para o próximo ano pastoral, as reuniões desta comissão irão incidir sobre “a consciência das transformações que os Meios de Comunicação Social (MCS) operam na maneira de pensar, sentir e viver nos nossos dias” e no “empenho da denúncia do que está mal no apoio ao que está bem” – conclui.