paroquias.org
 

Notícias






Cronologia
2003-10-19 13:35:58

16 Agosto 1910 - Gonxhe Agnes Bojaxhiu nasce em Skopje (actual então parte do Império Otomano), filha de pais albaneses.
1928 - Entra em Dublin na ordem das irmãs de Nossa Senhora do Loreto, que trabalham como missionárias também na Índia.


1929 - Chega a Calcutá para ensinar num colégio da congregação a que pertence.

1948 - Depois de vários pedidos - o arcebispo chega a afirmar que, ainda noviça, Agnes "nem é capaz de acender bem uma vela" - abandona a congregação do Loreto para se instalar nos bairros miseráveis de Calcutá. Troca o nome para Teresa, em homenagem a Santa Teresa de Lisieux.

1950 - Cria as Missionárias da Caridade.

1952 - Ao encontrar num passeio uma mulher agonizando, com os pés comidos pelos ratos, decide dedicar a vida a tratar os moribundos.

1979 - Recebe o Prémio Nobel da Paz.

1997 - Morre no dia 5 de Setembro, quando se preparava para participar numa missa em memória da Pincesa Diana, que morrera seis dias antes.

1999 - O Papa determina que se pode iniciar o processo com vista à beatificação de Madre Teresa, sem que seja necessário esperar que passem cinco anos sobre a morte, como estabelecem as regras da Igreja.

2002 - O Vaticano aceita o milagre apresentado como resultante da intercessão de Madre Teresa - uma mulher curado d eum tumor no estômago, um ano depois da morte de Teresa de Calcutá.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia