Papa Agradece Apoio dos Jovens na Semana em Que Completa 25 Anos de Pontificado
2003-10-14 21:33:21

Curvado pela idade e pela doença, o Papa João Paulo II agradeceu ontem aos jovens por o terem apoiado ao longo do seu pontificado, que completa 25 anos na próxima quinta-feira.

"Eu gostaria de agradecer-lhes por terem sempre estado ao meu lado durante estes anos e gostaria que soubessem que continuo a contar com eles", disse o Papa, a partir da sua janela, para milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.

"Vocês são o futuro do mundo, a esperança da Igreja, a minha esperança", afirmou, repetindo uma frase proferida no seu primeiro domingo como Papa, há um quarto de século.

A frágil saúde de João Paulo II, aos 83 anos, tem vindo a ensombrar os preparativos para as celebrações dos 25 anos do seu pontificado. O Papa sofre de doença de Parkinson e não consegue mais caminhar. Tal como tem acontecido nos últimos tempos, falou ontem aos fiéis com uma voz fraca e entrecortada por pausa regulares, nas quais a sua pesada respiração ecoava na Praça de São Pedro.

Anteontem, o Vaticano negou notícias veiculadas por agências italianas, segundo as quais o Papa estaria a ser submetido a hemodiálise, para aliviar os efeitos dos medicamentos contra a doença de Parkinson. Numa reacção na Rádio Vaticano, o porta-voz do Papa, Joaquin Navarro-Valls, considerou tais notícias como "irresponsáveis". "É óbvio que o Papa tem limites físicos", afirmou. "Mas, ao mesmo tempo, está a fazer um enorme esforço para que estes limites não sejam um obstáculo à sua missão".

Navarro-Valls confirmou a movimentada agenda de João Paulo II para os próximos dias, que inclui a missa pelo aniversário do seu pontificado na quinta-feira, a beatificação da Madre Teresa de Calcutá no domingo e uma cerimónia formal no próximo dia 21, para os 30 novos cardeais recentemente nomeados pelo Papa.

Para as celebrações de quinta-feira, o Papa convidou todos os 195 cardeais do mundo, concedendo-lhes uma rara oportunidade de se encontrarem e discutirem o futuro, depois de João Paulo II.

Fonte Público