paroquias.org
 

Notícias






PONTIFICADO DE JOÃO PAULO II JÁ SE COMEMORA NA POLÓNIA
2003-10-12 07:56:45

As comemorações dos 25 anos de pontificado de João Paulo II iniciam-se já hoje na Polónia, país natal de Karol Wojtyla, e estendem-se até 16 de Outubro, data da nomeação. Festejos que, no entanto, estão de algum modo ensombrados devido ao débil estado de saúde do Sumo Pontífice.

A grande maioria das comemorações oficiais e ‘populares’ tem lugar na capital polaca, cuja universidade organiza uma conferência sob o tema “João Paulo II - Apóstolo da Unidade”, com a participação do prefeito da Congregação dos Bispos, cardeal Battista Re. Trezentos artistas polacos e italianos também se aliam aos festejos com a realização de um concerto no Teatro Grande de Varsóvia.

No plano religioso, o “Dia do Papa” termina hoje com a celebração de uma missa presidida pelo primaz polaco, Josef Glemp, onde se espera a transmissão de uma mensagem do Santo Padre aos seus compatriotas.

Além de Varsóvia, as comemorações vão passar por cidades como Lublin, onde João Paulo II deu aulas na Universidade Católica, e por Wadowice, onde Karol Wojtyla nasceu, a 18 de Maio de 1920.

Por toda a Polónia, cerca de 100 mil voluntários aproveitam a ocasião para realizar uma recolha de fundos para bolsas de estudo. Sob o lema “Parabéns ao Papa - bolsas de estudo para os jovens”, o objectivo é ajudar jovens talentosos das regiões mais pobres do país.

Mas a celebração do quarto de século de pontificado de João Paulo II fica marcada pelo seu estado de saúde, cada vez mais precário, aumentando as especulações sobre quem será o seu sucessor. Recorde-se que João Paulo II sofre da doença de Parkinson, além de ter sido baleado duas vezes, ter um cancro nos intestinos e duas fracturas, uma no ombro e outra no fémur. O arcebispo de Viena, Christoph Schoenborn – apontado como eventual sucessor de João Paulo II – acabou por contribuir para aumentar as preocupações dos fiéis católicos ao afirmar, no princípio do mês, que o Papa se aproximava “indubitavelmente dos últimos dias ou meses da sua vida”.

Refira-se que 300 cardeais e arcebispos de todo o mundo, incluindo os 135 que elegem o Sumo Pontífice, vão reunir-se em Roma, num encontro que é já considerado um pré-conclave. A reunião vai permitir fazer um balanço de um dos mais longos pontificados da história.

UM LONGO PONTIFICADO

VIAGENS

Até hoje, João Paulo II já realizou 102 viagens ao estrangeiro, tendo visitado 131 países, incluindo Portugal.

CANONIZAÇÕES

O Papa proclamou até hoje 476 santos.

BEATIFICAÇÕES

Karol Wojtyla procedeu a 1314 beatificações, sendo que a próxima é a de Madre Teresa de Calcutá.

NOMEAÇÕES

João Paulo II nomeou 201 cardeais, 31 dos quais na semana passada.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia