paroquias.org
 

Notícias






PEREGRINOS PEDEM MAIS SEGURANÇA
2003-10-12 07:55:35

Milhares de peregrinos são esperados hoje e amanhã no Santuário de Fátima, para participar na última peregrinação internacional deste ano, destinada assinalar o 86.º aniversário das aparições.

Impulsionados pela crença na Nossa Senhora de Fátima, os fiéis que ontem se dirigiam a pé à Cova da Iria para integrar as cerimónias religiosas do “Milagre do Sol”, lamentavam a falta de segurança nas estradas.

Como a maioria dos peregrinos se desloca do Norte do País, sendo obrigados a fazer uma boa parte do caminho através da EN-1, são muitas as críticas à falta de condições para os peões naquele troço.

“Devia haver um projecto nacional para a criação dos trilhos à beira da EN-1”, reclama Miguel Cardoso, de 25 anos, residente em Coimbra. “Se vamos levar o nosso coração a Deus é cruel ficar pelo caminho” por causa da falta de condições de segurança, adianta, sugerindo a união entre o Santuário e as câmaras municipais para a construção de caminhos, semelhantes aos existentes para Santiago de Compostela, em Espanha.

FÉ E DEVOÇÃO

Nos acessos a Fátima, em particular nos troços habitualmente utilizados pelos crentes, multiplicam-se os sinais de fé e devoção à Virgem Maria. “Faço a peregrinação duas vezes por ano, em Maio e Outubro, há 15 anos”, explica João da Silva Varino, 68 anos. Residente em Porto Covões, Cantanhede, o peregrino começou a deslocar-se a pé a Fátima, depois uma operação ao estômago bem sucedida. Os médicos chegaram a temer pela sua vida, mas a intervenção cirúrgica deu resultado e, a partir daí, João Varino tornou-se devoto de Nossa Senhora de Fátima. Habituado à vida dura do campo, partiu de casa às 03h30 de sexta-feira e ontem à tarde estava em Santa Catarina da Serra, a poucos quilómetros da Cova da Iria. Quando chegasse ao Santuário, contava percorrer o corredor das promessas de joelhos, para pagar a “dívida” à Virgem.

Maria Mendes Costa, 70 anos, iniciou as peregrinações há 32 anos e continua a fazer o caminho entre a Portela de Tentúgal, Montemor-o-Velho, “sem sacrifício”. “Desde que venho a Fátima nunca fiz um calo num pé”, afirma, explicando que a sua fé na Nossa Senhora de Fátima aumentou a partir do momento em que foi ferida num pé, por um tractor, e temeu não voltar a andar.

“FUTURO DE DEUS”

Entretanto, o cardeal patriarca de Lisboa, que preside à peregrinação, participou ontem numa conferência em Fátima sobre o ‘Futuro de Deus’. D. José Policarpo explicou que Deus é a “fonte de vida” da humanidade e que o Homem é o seu futuro através da salvação, “num caminho que se constrói todos os dias”.

D. José Policarpo debruçou-se ainda sobre a multiplicidade de religiões e o diálogo inter-religioso, afirmando que o catolicismo não deve esmorecer “no ardor da sua missão evangelizadora”. “Toda a religião sincera, que ponha o homem em contacto com Deus, faz parte do futuro de Deus”, referiu. O Cardeal Patriarca concluiu, no entanto, por afirmar que essas religiões não devem ser o “caminho definitivo”. “Definitivo, em termos do futuro de Deus, só Jesus Cristo o é. O futuro de toda a religião sincera é a convergência com Cristo”, declarou.

DADOS

CRUZ

A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, que o Papa confiou aos jovens, vai estar exposta durante a cerimónia, nas escadarias da Basílica de Fátima. Pesa 31 quilos e tem 380 centímetros de altura. Os braços medem 175 centímetros de largura. A Cruz anda pelo mundo desde 1984, já esteve em vários países e chegou a Portugal em Abril. Segue para França.

VIGILÂNCIA

O dispositivo de segurança para esta peregrinação vai envolver perto de 200 elementos da PSP, que ontem começaram a posicionar-se no terreno. Segundo Levy Correia, comandante distrital de Santarém da PSP, o trabalho das autoridades será reforçado pelo sistema de vídeo vigilância do Santuário, e irá dar especial atenção aos eventuais carteiristas ou medalheiras.

MARCAS

A peregrinação internacional que hoje se inicia na Cova da Iria, marca o encerramento do ano do Rosário. Ao mesmo tempo, os milhares de peregrinos esperados na Cova da Iria para participar nas cerimónias religiosas, serão convidados a comemorar a passagem do 50º aniversário da dedicação da Basílica do Santuário à Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

TESTEMUNHOS DE FÉ

“Desde os 15 anos que venho a pé a Fátima para agradecer à Virgem Mãe o que ela tem feito por mim. Parti de casa à meia-noite, com um grupo de 26 pessoas e vou pedir à Nossa Senhora de Fátima que me dê saúde, a mim e à minha família. Ouça lá, isto não é para pagar nada pois não? É que se for para pagar alguma coisa eu não pago”. Licínia Gomes, 58 anos (Soure)

“Há uns anos prometi que ia a Fátima a pé se entrasse no ensino superior. Este ano achei que devia saldar as ‘dívidas’ internas pessoais, para ficar com a consciência limpa. A semana passada vim até à Redinha (Pombal) e hoje [ontem] continuei. O que mais me impressionou é o espírito de grupo e a mística que se sente na caminhada. É uma experiência a repetir”. Miguel Cardoso, 25 anos (Coimbra)

“É a segunda vez que venho a pé a Fátima, para agradecer a ajuda da Nossa Senhora no estudo e na saúde. Experimentei em Maio e estou a regressar em Outubro. É um esforço muito grande, a nível físico e psicológico, mas o sacrifício compensa. Quando entro no Santuário sinto paz e alívio por ter conseguido terminar o caminho. Há cada vez mais jovens a ir a Fátima”. Mónica Catarina, 20 anos (Figueira da Foz)

CAMPEÃ

Gracinda das Dores Alves Coelho, 74 anos, já fez mais de 40 viagens a pé, entre Águeda e Fátima, o que significa que percorreu 5.000 quilómetros impulsionada pela fé e devoção. “Já tenho perdido a ideia de voltar, mas tenho saudades e venho sempre”, afirma a peregrina, manifestando alguma desilusão pela entrevista não ser para a televisão.

O ano passado, caiu duas vezes pelo caminho, mas nem assim desistiu. “Pisei um pouco o peito, mas não dei trabalho a ninguém”, esclarece. De aspecto franzino, Gracinda Coelho, residente em Paradela de Espinhel, Águeda, iniciou as peregrinações porque prometeu fazer sacrifício para “Deus Nosso Senhor” lhe perdoar os pecados. Quais não quis revelar. Após ter percorrido mais de 100 quilómetros, ontem à tarde descansava junto a um posto de assistência aos peregrinos, em Colmeias, Leiria, mas apenas porque as suas duas companheiras de viagem precisaram de receber massagens nas pernas e nos pés. “Eu estou na maior”, garantiu.

PROGRAMA

Hoje - dia 12

7h30, 9h00, 11h00 e 12h30: Missas, em português, na Basílica

8h30: Via-sacra, aos Valinhos, partindo da Capelinha e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia

16h30: Missa com a participação dos doentes, no Recinto, e Procissão Eucarística

7h30 às 16h30: Missas em várias línguas

18h30: Início oficial da peregrinação, 7na Capelinha

21h30: Bênção solene de velas e Rosário, na Capelinha, seguindo-se a Procissão de Velas

22h30: Eucaristia, no Altar do Recinto.

Amanhã - dia 13

Noite de vigília

00h00 às 02h00: Adoração ao Santíssimo 7Sacramento

02h00 às 03h30: Via-sacra

03h30 às 04h30: Celebração Mariana

4h30 às 05h30: Missa

05h30 às 07h00: Adoração com Laudes do Santíssimo Sacramento

7h00: Procissão Eucarística

9h15: Rosário, na Capelinha

10h00: Procissão, Eucaristia, Bênção dos Doentes, Consagração e Adeus.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia