paroquias.org
 

Notícias






Papa escolhe tema para Jornada 2004
2003-09-30 20:40:07

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais anunciou, nesta segunda-feira, 29 de setembro, o tema que o Santo Padre, João Paulo II, escolheu para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais de 2004:"O Mass Media na Família: um risco e uma riqueza".

"O tema foi escolhido pelo Santo Padre", informou o Arcebispo John P. Foley, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. A Santa Sé já está preparando o material de estudo do tema para a distribuição aos Bispos, conferências, "mostrando o seu interesse em enriquecer a família, e não prejudicá-la".

"O Santo Padre está ciente da vasta audiência que segue através da mídia, em sua própria atividade pastoral em Roma e em suas visitas apostólicas às nações, em todo o mundo, e também conhece os muitos periódicos e programas de qualidade, que ajudam a educar e a inspirar a família; mas preocupa-se também com as negativas influências da mídia na vida familiar através do materialismo e até mesmo da pornografia e violência", continuou o Arcebispo Foley.

O Dia Mundial das Comunicações, sua mundial celebração assim chamada pelo Conselho Vaticano Segundo ("Inter Mirifica", 1963), é celebrada em muitos países, baseando-se nas recomendações dos Bispos do mundo, no Domingo após a Festa de Pentecostes (em 23 de maio de 2004).

A mensagem do Santo Padre é tradicionalmente publicada junto à celebração da Memória de São Francisco de Sales, patrono dos escritores (24 de janeiro), e enviada oficialmente às conferências episcopais e diocesanas, oferecendo tempo para preparar os materiais para as celebrações locais e nacionais do Dia Mundial das Comunicações.

Pela primeira vez que o tema foi anunciado no dia 29 de setembro, festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, aqueles que foram designados os santos patronos do rádio.

O tema do Dia Mundial para as Comunicações Sociais foi anunciado em diversos idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol, alemão e português.

http://www.catolicanet.com.br


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia