Patriarca Desconhece Documento em Preparação no Vaticano
2003-09-28 20:24:56

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, afirmou ontem não ter "rigorosamente conhecimento" de qualquer documento que esteja em preparação no Vaticano, e que alegadamente interdita o acesso de raparigas ao acolitado (função de ajuda do padre nas celebrações das missas), bem como a possibilidade de dançar ou aplaudir durante a liturgia. Considerando as notícias sobre o documento (ver PÚBLICO de dias 24 e 25) como "um caso típico de falta de objectividade da informação", o cardeal recusou também algumas das interpretações que sobre o mesmo foram dadas.

Desde logo, relativamente à presença das mulheres, D. José referiu que as normas que permitem o seu acesso ao altar já aconselhavam prudência. "A inserção progressiva das mulheres em ministérios em que elas foram excluídas durante séculos é um processo lento e é bom que seja lento. Se houvesse avanços precipitados, haveria recusas que poriam em causa o processo, durante bastante tempo." Mas o problema de fundo nem será esse: "Não há acólitos em Portugal, o que há são ajudantes de altar e tenho visto muitos a fazer coisas que competem aos padres e aos diáconos", afirmou. E sobre a inter-comunhão (possibilidade de católicos comungarem em cultos de outras confissões religiosas e vice-versa), adiantou: "Não posso estar plenamente na eucaristia com alguém que não acredita o mesmo que eu."

As declarações do patriarca foram feitas durante uma conferência de imprensa de apresentação do ano pastoral que se está a iniciar e começa a constituir já uma tradição instituída por José Policarpo nos três últimos anos. Referindo-se à futura Constituição europeia e à possibilidade de nela não se incluir qualquer referência explícita ao cristianismo, o cardeal manifestou a sua oposição: "O debate não se deve situar no campo do confronto da religião com a política, mas no da identidade cultural."

Numa referência indirecta a uma afirmação do Presidente da República na sua recente viagem à Turquia, o patriarca disse que "não se trata de a Europa ser um clube de cristãos, trata-se da identidade cultural". Uma Europa "sem história é uma Europa sem futuro", afirmou.

"Acho incrível, não é sério nem tem densidade cultural" não aludir à importância do cristianismo - e do judaísmo, acrescentou - na história europeia. "A Europa, matriz de tanta civilização, não tem identidade cultural? Virá quem lha imponha..." Uma alusão ao islamismo? D. José não evitou a questão, antes afirmou: "O Ocidente, exactamente por ter uma matriz cultural cristã, não se pode transformar em fortaleza." Mas, admitiu, "a convivência não vai acontecer a partir dos nossos valores". Afirmando estar "o mais possível empenhado no diálogo inter-religioso" e sublinhando ter "muitos amigos no mundo islâmico", D. José acrescentou que o desafio que se coloca à Europa é "saber gerir bem o modo como entra no diálogo" com o islão.

A recente carta da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) sobre "Responsabilidade solidária pelo bem comum" mereceu ao patriarca e também presidente da CEP uma referência lateral. Para lamentar que alguns comentadores tenham acusado a Igreja de não ter autoridade para falar na evasão fiscal, por alegadamente não pagar impostos. "Como é que se afirma isso? As dioceses não estão isentas de impostos, as únicas instituições que têm algumas isenções são as paróquias e os seminários." E, num momento em que está tudo a ser revisto pela Concordata, "custa ouvir coisas dessas".

O patriarca apresentou ainda a iniciativa que assinalará em Lisboa o 25º aniversário do pontificado de João Paulo II - a realização de um "terço vivo" no Estádio Nacional, no dia 18 -, 25 anos que considerou "empolgantes". E referiu-se ao Congresso Internacional da Nova Evangelização - que Lisboa está a organizar com Bruxelas, Paris e Viena - para anunciar que a capital húngara, Budapeste, também se juntou ao quarteto inicial. A próxima etapa do congresso será em Paris, em 2004, seguindo-se Lisboa, de 1 a 9 de Outubro de 2005.

Fonte Público