Cruz das Jornada Mundiais dos Jovens em Portugal: Presença em Leiria e Fátima
2003-09-25 21:26:58

A história começou no Ano Santo da Redenção de 1983/84. O Santo Padre pediu que estivesse presente, junto ao altar da basílica de S. Pedro, uma cruz , símbolo da fé, e que fosse visível por toda a gente. Foi feita uma cruz de madeira com 3,8 metros.
No final do Ano Santo o Santo Padre confiou esta cruz aos jovens de todo o mundo, representados ali pelos jovens do Centro Juvenil de S. Lourenço, em Roma. Foram estas as suas palavras: "Caros jovens, ao terminar o Ano Santo confio-vos o sinal deste Ano Jubilar: A Cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo como símbolo do amor de Cristo pela Humanidade e anunciai a todos que apenas na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção."

Desde esse momento a Cruz tem percorrido o mundo, estando presente nos maiores eventos relacionados com a juventude. No princípio chamada Cruz do Ano Santo, com o tempo passou a chamar-se Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude. Em cada Dia Mundial da Juventude, no Domingo de Ramos, a Cruz está presente na Praça de S. Pedro em Roma.

A Cruz tem estado presente em todas as Jornadas Mundiais da Juventude, assim como nas grandes concentrações de jovens.
A diocese que recebe as Jornadas recebe também a Cruz da diocese anterior. Assim, no Domingo de Ramos de 2003, na Praça de S. Pedro, os jovens da Diocese de Toronto, onde tiveram lugar as Jornadas de Julho de 2002, entregaram a cruz aos jovens da Diocese de Colónia, onde serão as Jornadas de 2005. Entretanto, nesta mesma presença da Cruz na Praça de S. Pedro, o Santo Padre confiou aos jovens um ícone de Maria que passará a acompanhar a Cruz.

Como distam dois anos entre a entrega da Cruz e as Próximas Jornadas, dos Ramos de 2003 aos Ramos de 2004, a Cruz visitará alguns países da Europa. De 08 a 22 de Outubro estará em Portugal e de 11 a 13 em Leiria e Fátima. No dia 11 iremos a Lamego buscar a Cruz, saindo de junto do seminário às 13H30. No dia 12, domingo, faremos uma caminhada, com a Cruz, de Leiria até Fátima. Começaremos às 09H00 na Sé e chegaremos a Fátima pelas 16H00. Todas as pessoas, especialmente os jovens, estão convidadas a participar nesta caminhada. A Cruz ficará num lugar de destaque em Fátima. As celebrações da Peregrinação Aniversária terão em conta a presença desta Cruz, que pelo que representa e pelo caminho percorrido tem um simbolismo muito forte. No dia 13 os jovens de Viseu virão a Fátima para levarem a Cruz para a sua diocese.
Ao estarmos junto desta Cruz estamos em união com os milhões de Jovens que perante ela rezaram, fortaleceram a sua fé e reencontraram o lugar de Cristo nas suas vidas.
Queremos que esta vinda da Cruz das Jornadas Mundiais seja um iniciar um caminho rumo a esse grande encontro de Jovens que terá lugar em Colónia, em 2005. Será na Europa o que possibilita a participação de muitos jovens da nossa diocese e do nosso país.

Cumprimentos do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.
Paulo Adriano.

Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil | Diocese de Leiria-Fátima
Seminário de Leiria | 2414-011 Leiria
Telefone: 244 832 760