Encontro Europeu de Jovens em Hamburgo- a preparação já começou
2003-09-25 16:10:00

«Há acontecimentos que devem ser recebidos como uma prenda.»

Desde o primeiro anúncio do Encontro de fim de ano em Hamburgo, os jovens alemães reagiram com alegria. Uma jovem de Hamburgo leu com surpresa o anúncio do Encontro, feito pela cidade nos anúncios das carruagens do metropolitano: «Alegro-me imenso. É uma bela notícia de Páscoa. Estou pronta para ajudar na preparação desde já».

Pela primeira vez, o anúncio de um Encontro Europeu foi feito em simultâneo pelas igrejas e pelo município. Num comunicado conjunto, os bispos luterano e católico, assim como o Presidente da Câmara de Hamburgo disseram, entre outras coisas: «Alegramo-nos muito por este Encontro ser acolhido pela nossa cidade. Para além de todas as diferenças, virão aqui convergir jovens a fim de celebrarem a fé que nos une, eles e nós. Eles enfrentam as questões prementes relativas a um futuro mais humano. E na sua vida quotidiana, esforçam-se por dar passos em direcção à justiça e à paz. O Encontro Europeu é um sinal de esperança e de estímulo num mundo dilacerado. E estamos felizes por convidar, desde já, todos os habitantes de Hamburgo a acolherem cordialmente os jovens europeus e a viverem com eles este Encontro.»

Alguns jovens de Saxe presentes em Taizé explicavam: «A primeira imagem de Hamburgo é a do maior porto da Alemanha, com tudo o que isso traz de abertura ao mundo. É uma riqueza económica mas também cultural. Gostamos muito desta cidade, com a sua tradição antiga e as suas belas igrejas e também com todos os seus contrastes, que fazem com que as pessoas sejam aí mais abertas do que noutros sítios.»

Já nos primeiros contactos se podia compreender que o acolhimento será caloroso. O bispo da Igreja luterana de Hamburgo dizia: «Se a juventude do mundo se reúne aqui sob o signo de Jesus Cristo, isso ajudará muito à compreensão entre os povos no meio juvenil. Hamburgo será rica em hospitalidade e oferecerá ao Encontro um local de paz. Há acontecimentos que devem ser recebidos como uma prenda. É com muito entusiasmo que nos preparamos para este acontecimento.»

Durante as semanas de férias do tempo pascal, passaram por Taizé mais de quatro mil jovens alemães. Mesmo aqueles que não vêm da região de Hamburgo, todos se sentem responsáveis por tudo fazer para que o acolhimento seja o mais hospitaleiro possível. Com os habitantes da cidade de Hamburgo, gostariam de mostrar uma hospitalidade fraterna: «Consideramo-nos por vezes pessoas frias e distantes, e é verdade que somos menos expansivos que outras pessoas, mas somos capazes de mostrar um verdadeiro interesse por jovens de outros países da Europa. Hamburgo está no ponto de encontro entre o Leste e o Oeste, entre a Europa do Norte e a Europa central. Desde sempre há contactos com os países escandinavos e bálticos. Poderemos ajudar as paróquias e participar activamente no Encontro, traduzindo, cantando ou animando as reflexões.»

Os jovens da região de Hamburgo que vieram a Taizé aquando dos encontros de Páscoa pensaram logo nos amigos que não conhecem Taizé e que não vão regularmente à igreja. Um deles dizia: «Mesmo que eles não tenham contacto com a paróquia vou falar com eles sobre o Encontro. A presença de milhares de jovens de toda a Europa em Hamburgo será uma ocasião para descobrirem o que é importante para mim. Vão fazer essa experiência de uma comunhão entre muitos, marcada pela caridade e pela confiança.»

«Uma das riquezas da nossa cidade, lembra Andreas, são as múltiplas iniciativas no domínio social. Hamburgo foi uma das primeiras cidades operárias, graças ao porto, e muito rapidamente houve cristãos atentos à solidariedade com os mais pobres. Hoje em dia, sob várias formas, continua presente essa preocupação. E um dos elementos importantes, aquando do Encontro, será podermos partilhar as nossas experiências.» É também um dos elementos a que o arcebispo católico dá atenção: «Juntar-se-ão aqui jovens de toda a Europa para celebrar a fé que os une. Questionam-se vivamente sobre o futuro da humanidade. O que desejo é que o Encontro Europeu seja um sinal de esperança e de encorajamento.» Vivem-se muitos sinais de esperança no coração da cidade de Hamburgo por pessoas empenhadas na sociedade. Durante as manhãs nas paróquias, os jovens vindos de todos os países da Europa poderão descobrir essas iniciativas.

Os primeiros encontros informativos para todos aqueles que queiram ajudar na preparação do Encontro realizar-se-ão no mês de Maio, em Hamburgo e nos arredores. A alegria é grande em todo o lado onde já começou a preparação desta nova etapa da peregrinação de confiança na terra. Um dos animadores de jovens da região, Klaus, escreveu recentemente: «Já nos sentimos a caminho, e no fim do ano dezenas de milhares vão caminhar connosco. Não vêm ver os monumentos da cidade, mas sim procurar connosco novas fontes para a esperança. E contamos com todos os jovens do resto da Alemanha que se vão juntar a nós. Para nós também é importante saber que vamos viver esta aventura com todas as gerações e comunidades cristãs da nossa região, com entusiasmo, como nos pede o nosso bispo.»