paroquias.org
 

Notícias






Televisão religiosa para a Europa
2003-09-22 21:20:48

Não foi discutido um nome e percebeu-se que muito caminho há a percorrer até que o projecto comece a ganhar forma: uma televisão de temas exclusivamente religiosos a emitir para toda a Europa.

No Seminário sobre iniciativas católicas nas televisões dos países da Europa esteve antes em debate a possibilidade de colaboração entre televisões e/ou produtoras católicas da Europa. A existência de uma “euro religion” é um projecto sonhado pelo o Presidente da Comissão dos Episcopados da Europa para os Media (CEEM) – uma Comissão do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) – que apontou o exemplo de projectos já existentes na Europa relativos a outros conteúdos (“euro news” e “eurosport”). O Bispo Peter Henrici, recordou-o aos os 40 participantes neste Seminário, que apresentaram o trabalho realizado nos respectivos países (estavam representados 20, onde se incluía Portugal) e estudaram possíveis colaborações ou co-produções.
Ao encerrar os trabalhos, que decorreram em Roma durante a última quinta-feira, o Presidente da CEEM não defendeu, porém, a aposta na televisão como um meio prioritário para a Evangelização. “Uma missa televisiva parece-me menos religiosa do que uma radiofónica”, referiu. Mas quando em causa está a utilização da televisão, os conteúdos a emitir deverão ser os de âmbito local. Para Peter Henrici, “no âmbito local temos a capacidade de entrar no quotidiano das pessoas”.
Do debate sobre o modelo de colaboração entre projectos católicos em televisão surgiram incertezas quando a métodos e formas, barreiras sugeridas por contextos culturais distintos entre países e modos diferentes de concretizar o empenho eclesial na utilização dos meios de comunicação social. Sobre o âmbito dessa colaboração parecem encontrar-se mais certezas: ela acontece no plano cultural e formativo, antes de tudo; depois, na efectiva emissão de programas de outros países e na realização de co-produções entre países da Europa.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia