paroquias.org
 

Notícias






Igreja Quer Mais Noticiário Religioso nos "Media"
2003-09-22 12:29:11

Os responsáveis de órgãos de comunicação social de inspiração católica querem uma maior presença de noticiário religioso nos "media" nacionais, laicos ou não.

"A religião é uma fonte de notícias com interesse e está presente na sociedade com um dinamismo e uma intervenção que não podem ser esquecidas se não quisermos fazer marginalizações injustas", disse à agência Lusa João Aguiar, director do "Diário do Minho", durante as Jornadas da Comunicação Social subordinadas ao tema "As religiões e a paz" que decorreram até ontem em Fátima. Aquele responsável acrescentou que existe uma "maior abertura" à informação religiosa como notícia, através da existência de editorias e jornalistas específicos.

Mais crítico da importância da informação religiosa no contexto nacional é António Rego, secretário da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais (CECS), que considera que "a concorrência que existe entre jornais, rádios e televisões tem proporcionado a procura de outros temas, porventura mais excitantes" que o noticiário católico. No entanto, diz, os portugueses continuam a ser fortes consumidores de informação religiosa e isso "é uma lição" para os meios de comunicação, demonstrando a necessidade de um "espaço para [a divulgação do] noticiário religioso com vivacidade, mas também com respeito das regras".

Por outro lado, António Rego realçou que em alguns casos a religião é erradamente apresentada nas notícias como fonte de guerra ou de conflitos - ou um "chapéu" que "encobre" a vontade dos beligerantes em fazer a guerra. A mesma opinião manifestou o bispo emérito de Coimbra e presidente da CECS, D. João Alves, considerando ser necessário que os "media" distingam "os fundamentalismos das religiões". "O que sucede, em muitas notícias, é uma 'confusão' entre extremismos religiosos e os valores da religião, nomeadamente o que sucede actualmente com o islamismo", disse.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia