paroquias.org
 

Notícias






Cardeal Saraiva revela que há em Roma 2200 causas de beatificação e canonização
2003-09-18 22:13:12

O cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Congregação vaticana para as Causas dos Santos, revelou que cerca de 2200 causa de beatificação e canonização “já acabaram o processo diocesano e estão em Roma.”
Em entrevista publicada pelo jornal espanhol “La Razón” o D. Saraiva Martins explica que este número não é excessivo dado que “a Igreja de hoje precisa de modelos e exemplos”. O cardeal português falava à margem da segunda edição das Jornadas para Estudos das Causas dos Santos organizadas pela arquidiocese de Madrid, concluídas hoje.


“O fruto principal para a Igreja de toda beatificação ou canonização é a glória que com ela se dá a Deus e, também, a grande quantidade de ‘milagres morais’ que a acompanham”, assegurou.
Comentando a causa de Madre Teresa de Calcutá, D. Saraiva Martins justificou a celeridade do processo pela “preferência que é possível dar às causas das regiões nas quais não há nenhum santo ou beato”, sem deixar de afirmar que a religiosa “talvez seja a figura mais eminente da hagiografia contemporânea que é universalmente considerada como santa”.
Em relação à necessidade do milagre nas causas de beatificação canonização, o Cardeal Saraiva Martins alegou que a Igreja “sempre considerou o milagre como um selo com o qual Deus garante a santidade de uma pessoa” e assegura que o processo que antecede o reconhecimento de algum acontecimento miraculoso envolve “uma comissão muito rigorosa de médicos ou cientistas especialistas, de teólogos e de cardeais e bispos”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia