Os jovens são as melhores testemunhas de Cristo
2003-09-16 21:06:48

O Bispo de Beja, D. António Vitalino apelou aos milhares de jovens do Movimento dos Convívos Fraternos, presentes hoje em Fátima, a serem os construtores duma nova sociedade e a não serem excluídos da missão da Igreja.

Cerca de 16.000 jovens e casais, vindos de vários pontos do país e do estrangeiro (Suíça) participaram na 30.ª Peregrinação Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos ao Santuário de Fátima.
A Peregrinação Nacional teve início ontem, dia 13, às 17h00, com um desfile e saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições, animada pelos «convivas» da diocese do Algarve e foi subordinada ao tema «Rosário, força da paz».
Presidiu à Eucaristia de encerramento da Peregrinação, o Bispo de Beja, D. António Vitalino, tendo concelebrado 67 presbíteros e dois diáconos.
Na homilia, o Bispo de Beja lembrou que «os jovens não podem ser excluídos (da missão da Igreja), antes pelo contrário, que os jovens são as melhores testemunhas de Cristo e dos valores do seu Reino para os outros jovens». E, dirigindo-se aos jovens dos Convívos Fraternos recordou as palavras de João Paulo II, segundo as quais «os jovens são um laboratório da fé, esperança de uma nova aurora, construtores duma nova sociedade. Jesus Cristo, o Papa e eu, unido a ele, contamos com a resposta dada pelo movimento dos convívios fraternos às aspirações profundas dos jovens».
Inspirados pelo tema da peregrinação, e enquanto os representantes das várias dioceses cantavam «Teu rosário é força da paz, ó Maria; teu rosário é força da paz e nossa alegria», algumas dezenas de outros «convivas» criavam quinze terços com três jovens a rezar diante deles. Em seguida, o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi trazido para o cima da escadaria, ao que se juntaram outros jovens com quinze faixas brancas tendo inscritas a palavra PAZ, passando estas pelo centro dos terços, numa alusão à mensagem de Nossa Senhora, em Fátima, que pediu a recitação do terço para alcançar a paz para o mundo.
Após esta encenação, realizou-se a procissão do «Adeus», onde, em vez dos tradicionais lenços brancos, se viram milhares de lenços de variadas cores, conforme as dioceses dos jovens «convivas».

Sérgio Carvalho

Santuário de Fátima – Reitoria