paroquias.org
 

Notícias






Confirmada datação bíblica
2003-09-15 23:09:06

O Túnel de Siloam, uma construção para transporte de água mandada realizar pelo rei Ezequias, no ano de 701 a.C., em Jerusalém _ num episódio referido na Bíblia, no Segundo Livro das Crónicas _ foi datado por meio de radiometria (datação por radiocarbono). É a primeira vez que uma construção mencionada na Bíblia é submetida a este tipo de pesquisa, e os dados permitiram confirmar que a data de edificação atribuída ao túnel no livro sagrado é rigorosa. Os resultados são publicados hoje na revista Nature por uma equipa liderada por Amos Frumkin, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Corria o ano de 701 a.C. quando Jerusalém foi sitiada pelos assírios. O acesso à água por parte dos judeus cercados tonou-se um problema, uma vez que a sua fonte de abastecimento (a fonte de Giom) se situava fora dos limites da cidade. Ezequias viu-se assim confrontado com um difícil dilema: por um lado tinha de garantir a água ao seu povo, por outro precisava de a negar aos sitiadores.

Conta a Bíblia: «Vendo pois Ezequias que Senaqueribe vinha e que o seu rosto era de guerra contra Jerusalém, teve conselho com os seus príncipes e os seus varões, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade: e eles o ajudaram. Assim muito povo se ajuntou, que tapou as fontes, como também o ribeiro» (II Crónicas 32:2-4).

Para abastecer a população cercada só havia uma solução: desviar as águas e transportá-las até à cidade através de um túnel subterrâneo. «Também o mesmo Ezequias tapou o manancial superior da águas de Giom, e as fez correr por baixo para o ocidente da cidade de David; porque Ezequias prosperou em toda a sua obra» (II Crónicas 32:30).

Até agora, os historiadores dividiam-se quanto à data exacta da construção do Túnel de Siloam. Muitos davam crédito à data referida na narração bíblica. No entanto, o facto da inscrição que assinala na fonte de Giom o fim dos trabalhos da sua construção não referir explicitamente o nome de Ezequias levou alguns especialistas a pensar que a sua edificação fosse muito posterior, datando do século II depois de Cristo.

Esta última hipótese está agora definitivamente afastada pelos resultados dos estudos por radiocarbono realizados em diferentes materiais e sedimentos que integram e envolvem a construção.

Além de comprovar o rigor da datação bíblica, os resultados da equipa liderada por Amos Frumkin lançam também uma nova luz sobre este tipo de construção na época.

O Túnel de Siloam, com 533 metros de comprimento, é um dos mais antigos que se conhecem e a sua concepção de engenharia não inclui pilares intermédios para sustentação. Um feito para a época.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia