Papa inicia amanhã terceira viagem à Eslováquia
2003-09-10 19:15:01

João Paulo II inicia amanhã a sua terceira viagem apostólica à Eslováquia, pequeno país situado ao sul da Polónia, onde o catolicismo ganhou uma nova vida após quatro décadas de comunismo.

Esta 102ª viagem fora da Itália tem um programa de quatro dias e dá seguimento às duas anteriores a este país, datadas de 1990 e 1995.
“Acredito que um acontecimento como este obrigue os crentes e os não-crentes a uma certa meditação, a rever os valores da sua vida e a mudar o seu pensamento” afirmou o arcebispo de Bratislava, Jan Sokol, citado pelo jornal francês “La Croix”.
Envolvida numa campanha contra o aborto, a Igreja na Eslováquia irá chamar diante da multidão, numa das missas do Papa, duas meninas siamesas separadas com sucesso, a fim de demonstrar que mesmo as malformações do feto não justificam a interrupção da gravidez.
João Paulo II estará amanhã em Trnava, no Oeste do país, depois seguirá para Banska Bystrica, Roznava e no Domingo para a capital Bratislava. A sua visita tem suscitado um enorme interesse junto dos países vizinhos, Polónia, Hungria e Áustria, e há informações de que 250.000 peregrinos polacos acompanharão o “seu” Papa de 11 a 14 de Setembro.
A polícia espera 300.000 para a missa de Domingo, celebrada em Petrzalka – o maior subúrbio da capital eslovaca – onde vive quase um terço da população de Bratislava. Nessa celebração eucarística o Papa beatificará duas vítimas das perseguições comunistas, figuras heróicas da Igreja Católica local, o bispo Vasil Hopko (1904-1976) e a religiosa Zdenka Cecilia Schelingova (1916-1955).
Durante quarenta anos (1948-1989) a Igreja Católica foi perseguida na Eslovaquia, mas após a queda do regime comunista conheceu um verdadeiro renascimento, confirmado no último recenseamento onde 73% da população se declarou Católica.
Nesta passagem de João Paulo II pela Eslováquia é de prever que este faça referência à necessidade de se reconhecerem as raízes cristã da Europa na futura Constituição Europeia. Para o Papa, a Eslováquia – que integrará a UE a partir de Maio de 2004 – pode oferecer à Europa uma contribuição preciosa com a sua tradição cultural e religiosa.