paroquias.org
 

Notícias






Vaticano Pensou Canonizar Madre Teresa Sem Passar pela Beatificação
2003-09-10 19:12:45

O Vaticano colocou em "séria consideração" a possibilidade de romper uma tradição de séculos proclamando Madre Teresa de Calcutá como santa de uma vez só, ultrapassando o degrau intermediário da beatificação, afirmaram ontem fontes eclesiásticas não identificadas citadas pela agência Reuters.

De acordo com a mesma fonte, um responsável da Santa Sé enviou aos cardeais uma carta, no início do ano, em nome do Papa João Paulo II, perguntando a opinião de cada um. Madre Teresa já tinha sido objecto de um tratamento preferencial: normalmente, espera-se cinco anos depois da morte do candidato até abrir o processo de canonização. No caso da fundadora das Missionárias da Caridade, que dedicou a sua vida a ajudar os mais pobres dos pobres, o Vaticano decidiu prescindir desse prazo.

Aparentemente, o Vaticano terá decidido não avançar directamente para a canonização porque várias das respostas se terão manifestado pouco confortáveis com a abertura do precedente. Assim sendo, terá que se aguardar pela confirmação de um segundo milagre para Madre Teresa ser canonizada - nos primeiros séculos, bastava uma simples proclamação. A beatificação está prevista para 19 de Outubro, culminando uma semana de actividades que assinalam o 25º aniversário da eleição de Karol Wojtyla como Papa João Paulo II.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia