Ser catequista é estar aberto ao desafio
2003-09-09 20:24:02

O Secretariado Diocesano de Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) acaba de dirigir uma carta aos catequistas, em que sublinha a necessidade de todos estarem preparados para mais um ano apostólico, se quiserem "que ele seja mais fecundo do que aquele que terminou". Para isso, o Secretariado lembra que importa empregar todas as forças, "numa abertura à formação que nos é proposta", renovando o zelo "no partilhar a alegria de nos sabermos ao serviço do Reino de Deus".

"Ser catequista é, antes de mais, aceitar e estar aberto ao desafio que Deus nos propõe, ao querer precisar de nós para, em nós e connosco, manifestar as Suas maravilhas, atraindo a si todos os Seus filhos", frisa na sua carta o SDCIA. E acrescenta, referindo a urgência da preparação para a missão, que os catequistas têm de estar atentos às acções que vão ser desenvolvidas.

Assim, nos dias 20 e 21 de Setembro, haverá formação específica para os catequistas da Infância, na Casa Diocesana, o mesmo acontecendo, nos dias 27 e 28, para os catequistas da Adolescência, no mesmo local. Ambas as acções serão orientadas por uma equipa de salesianos. Apesar de haver já um número razoável de inscrições, ainda há muitas paróquias que não marcaram presença, lembra o SDCIA.
Entretanto, um outro momento significativo e importante da formação será, sem dúvida, o Encontro Diocesano de Catequistas, com o nosso Bispo, no próximo dia 10 de Outubro, às 21.15 horas, no seminário de Santa Joana Princesa. Por isso, aconselha-se a todos que reservem já essa noite.

O SDCIA recorda, ainda, o Programa de Formação que o ISCRA propõe e que poderá e deverá ser aproveitado por todos, tendo sempre em conta que "um catequista forma-se; não se improvisa".