paroquias.org
 

Notícias






Teólogos e Cientistas Frente a Frente
2003-09-07 21:19:36

Um debate sobre ciência e religião vai realizar-se, no Porto, em finais de Outubro, num encontro que colocará frente a frente cientistas, sacerdotes e teólogos. O confronto decorrerá de 23 a 25 de Outubro na Universidade Fernando Pessoa, organizado pelo Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência daquele estabelecimento de ensino.

Durante os três dias, personalidades de vários continentes e de especialidades tão distintas como a teologia, astronomia, física, química, biologia, paleoantropologia e psicologia irão debater temas como as origens e o "fim" do mundo, o futuro pós-humano, os fundamentalismos, a vida extraterrestre, o binómio mente-corpo e experiências religiosas extraordinárias.

Este último tema, que tem sido abordado pela neuroteologia, que procura detectar e estudar os processos cerebrais que conduzem à percepção mística de uma "realidade" transcendente, será analisado pelo psicólogo transpessoal Brian Lancaster, da Universidade de Liverpool, estudioso das tradições sufi, judaica e budista.

A abordagem da eventual vida noutros planetas caberá ao teólogo dominicano Jean Maldamé, membro honorário da Academia Pontifícia das Ciências do Vaticano, que procurará debater a definição para os termos utilizados quando se aborda esta temática, como "mundo", "universo" ou "vida".

A questão será abordada não apenas na perspectiva científica mas contará com a colaboração da teologia, dentro da percepção que o homem tem do seu lugar no universo.

O físico e químico Lothar Schafer, da Universidade do Arkansas, autor do livro "Na procura da realidade divina", explicará o princípio de que "qualquer elemento da realidade visível possui uma contrapartida na ordem da realidade quântica", conduzindo a uma "natureza mental do universo".

A importância da espiritualidade nos cuidados terapêuticos de doentes crónicos ou terminais e os resultados que estes por vezes alcançam graças a ela serão descritos por Christina Puchalski, da Universidade George Washington.

O professor universitário Joaquim Fernandes, organizador do encontro, salientou que este projecto estava a ser preparado há dois anos e tem como objectivo lançar novas pontes entre ciência e religião, dentro de um diálogo que há poucos anos seria difícil mas que hoje ganha uma nova viabilidade.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia