Mário Soares Participa no Encontro de Santo Egídio
2003-09-07 21:18:40

Mário Soares é uma das mais de 500 personalidades religiosas e laicas que participa a partir de hoje, e até terça-feira, no 17º encontro internacional pela paz, organizado pela comunidade católica de Santo Egídio e que este ano decorre em Aix-la-Chapelle/Aachen, no Oeste da Alemanha.

Com o tema "Entre guerra e paz, religiões e culturas encontram-se", esta iniciativa anual da Comunidade de Santo Egídio procura manter vivo o espírito dos encontros promovidos pelo Papa João Paulo II com líderes religiosos de todo o mundo - o último dos quais, em Janeiro do ano passado, na sequência dos atentados do 11 de Setembro de 2001.

A escolha de Aix-la-Chapelle, no "centro da Europa", é justificada pela Comunidade de Santo Egídio pelo momento de debate sobre a nova Europa, numa altura em que se termina a redacção da Constituição e em que se tenta redefinir o papel do continente no mundo. "O papel da Europa entre a guerra e a paz" é um dos 30 temas dos diferentes painéis, que decorrem amanhã e terça-feira, depois da cerimónia de abertura que decorre esta tarde.

O presidente da Federação Protestante de França, Jean-Arnold de Clermont, é um dos intervenientes no debate sobre a Europa, enquanto um outro, sobre os 25 anos do pontificado de João Paulo II - que se completam em Outubro - conta com a participação do rabino René Samuel Sirat, do Consistório Central dos judeus de França.

Muito marcado pela actualidade que se vive no Iraque, e a poucos dias do segundo aniversário do 11 de Setembro, o encontro tem ainda painéis dedicados a temas como "Os cristãos e a guerra no século XXI" (com a participação do cardeal católico Roger Etchegaray e do presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, Frank Griswold).

O Médio Oriente, a abolição da pena de morte, a luta contra a sida, nomeadamente em África, o futuro da América Latina ou situações como a da Costa do Marfim são outros temas dos diferentes debates.

O presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, o Grande Mufti do Egipto, xeque Mohamed Ahmed At-Tayyib, o ex-rabino chefe de Israel, Israel Meir Lau, o ainda secretário-geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, Konrad Raiser, além de 15 cardeais católicos, são outros nomes aguardados em Aix-la-Chapelle. Também constam da lista uma delegação do Patriarcado ortodoxo de Moscovo, dirigida pelo metropolita Kirill de Smolensk, representantes do budismo, zoroastrianismo, xintoísmo, além de intelectuais e responsáveis políticos de vários países - entre os quais o francês Régis Debray, antigo conselheiro do Presidente François Mitterrand, vários ministros alemães e o Presidente albanês, Alfred Moisiu.

Criada em Roma, em 1968, pelo historiador Andrea Riccardi, e dedicada essencialmente ao trabalho com os mais pobres, a Comunidade de Santo Egídio tornou-se mais conhecida com a mediação do conflito moçambicano, que levou à celebração do acordo de paz, em 1992. Hoje, grupos ligados à Comunidade estão presentes em 60 países, num total de 40 mil pessoas.

As actividades do encontro - cuja edição do ano 2000 decorreu em Lisboa - podem ser acompanhadas pela internet (http://www.santegidio.org/it/ecumenismo/uer/2003/intro.htm), em actualização permanente, ou pela RAI, a televisão italiana.

Fonte Público