A Europa e a Missão Ad Gentes: Jornadas Missionárias 2003
2003-09-04 22:47:51

As Jornadas Missionárias Nacionais 2003 vão realizar-se de 19 a 21 de Setembro no Centro Paulo VI, em Fátima.
A abertura, na noite do dia 19, às 21h30, será feita pela Doutora Manuela Silva que abordará o tema ‘ Tempo de incertezas e crise de valores: um olhar de esperança’.

Na manhã de sábado, o Eng. Alfredo Bruto da Costa apresentará o tema ‘ A sociedade e a Igreja numa Europa em mudança’ e o Dr. Alfredo Teixeira falará sobre ‘ o desafio missionário do Primeiro Mundo’.
O início da tarde de sábado será marcada por um painel intitulado ‘Paróquia e Missão’ com a intervenção de vários convidados. O Doutor Peter Stilwell fará, ao fim da tarde, uma conferência subordinada ao tema ‘A Missão como encontro de Culturas e Religiões’. Depois da Eucaristia e do jantar, terá lugar um Convívio Missionário.
O Domingo começa com o tema ‘ A Europa e as suas periferias’ pela Dra Graça Franco, seguindo-se a conferência de D. Manuel Clemente sobre ‘ a transmissão da Fé numa nova Cultura’.
A tarde tem um painel sobre ‘ Novos Movimentos e Missão’ com diversos testemunhos seguidos da Eucaristia de Encerramento, presidida por D. Manuel Neto Quintas, Presidente da Comissão Episcopal das Missões. A terminar, serão lidas as Conclusões.
Neste momento, já estão preparados os cartazes e os desdobráveis em ordem à inscrição nestas Jornadas Missionárias 2003.

(P. Manuel Durães Barbosa, CSSp
Secretário da Comissão Episcopal das Missões)