paroquias.org
 

Notícias






Desafio do cristão nos tempos da globalização
2003-08-27 23:39:51

Conclusões da Semana Teológica do Movimento Eclesial de Compromisso Cultural
Qual é a responsabilidade do cristão na aldeia global? Esta foi a pergunta que a semana teológica, organizada pelo Movimento Eclesial de Compromisso Cultural (MEIC), em Assis, Itália, procurou responder.


O encontro, concluído dia 25 de Agosto, procurava, entre outras coisas, preparar a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, a realizar, em Cancún (México) de 10 a 14 de Setembro de 2003.
“A globalização não é um destino, é um desafio” - sublinhou Giuseppe Lorizio, professor de teologia da Universidade Pontifícia Lateranense de Roma. Por este motivo, acrescentou, somos chamados a orientar esta mudança à luz dos valores cristãos. Neste sentido tem uma importância decisiva a tarefa da educação, opinou Luigi Alici, professor de filosofia da Universidade italiana de Macerata. É urgente, segundo Alici, “voltar a unir o fio quebrado entre as gerações” para dar vida a uma cultura autenticamente solidária.
“A indústria cultural e a indústria da comunicação publicitária querem criar laços fracos (entre as pessoas) para impor mais facilmente os seus próprios produtos em escala mundial” - considerou por sua parte o presidente do MEIC, Renato Balduzzi.
Para enfrentar este fenómeno característico de uma certa forma de concepção da globalização, os cristãos têm que ser capazes de “pôr em relação a liberdade e a busca da verdade para não se fecharem em falsas liberdades, que não são mais que máscaras da dependência cultural e económica” - sublinhou Balduzzi.
“A verdadeira liberdade não é a liberdade das relações intensas, ou menos ainda, de qualquer tipo de relações, mas a capacidade para traçar o próprio caminho da liberdade, reforçando os laços familiares e do trabalho, as próprias raízes religiosas e éticas”.
Mais informações em http://www.meic.net.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia