Origem e poder dos cardeais
2001-02-23 22:54:58

A palavra cardeal vem de cardo, no sentido de apoio. Colaboradores directos do Papa, os cardeais constituem o principal apoio do Papa. Segundo a tradição, eram os colaboradores mais próximos do bispo de Roma.

Os bispos das sete dioceses em redor de Roma eram os cardeais-bispos. Os cardeais-presbíteros tornaram-se responsáveis pelas suas igrejas em Roma, e os cardeais-diáconos ocupavam-se do trabalho social. Estas ordens ainda hoje perduram, sem precedências entre si, sendo sobretudo sinal de que os cardeais fazem parte do presbitério da diocese de Roma. Mas a importância relevante do Sacro Colégio está no facto de ele constituir o senado de eleição papal. Actualmente existem 135 cardeais com menos de 80 anos e que são os eleitores. Quando a sé apostólica vagar cabe-lhes a eles eleger o futuro Papa. Aqui no Vaticano fazem-se muitas especulações sobre quem será o sucessor de João Paulo II. Sobre a matéria os cardeais têm um voto: o do silêncio.

Fonte DN