paroquias.org
 

Notícias






Motivação Religiosa Pesa Mais nos Italianos Que Vêm a Portugal
2003-08-19 14:35:18

Nos turistas que entram em Portugal e são recenseados em alojamentos oficializados é entre os italianos que a motivação religiosa mais pesa.

De acordo com dados da Direcção-Geral de Turismo, respeitantes ao período 1993-99, entre os italianos que visitam Portugal 8,6 por cento dizem que o fazem por motivo religioso. A seguir estão os norte-americanos (4,5 por cento) e só depois vêm os espanhóis (1,2 por cento). As restantes nacionalidades recenseadas (alemães, franceses e britânicos) apontam a motivação religiosa abaixo de um por cento.

Já no que diz respeito ao motivo da viagem entre os turistas que procuram o país, entre 1990 e 2001 a razão religiosa é apontada por uma média de 0,3 por cento. O valor mais alto foi atingido em 1994, com 0,5 por cento dos turistas a declarar uma razão religiosa para a sua vinda a Portugal.

Neste caso, quem diz Portugal diz Fátima. O ex-secretário de Estado do Turismo dos governos do PS, Vítor Neto, comenta que "não há turistas puros", no sentido de que procura apenas um destino, mas que Fátima tem um peso importante na escolha dos estrangeiros. "Há muita gente para quem o nome de Fátima é mais conhecido que Portugal e isso significa que esse sector do turismo religioso tem que ser apoiado e valorizado", diz. Com a auto-estrada entre Lisboa e o Algarve já completa, Vítor Neto diz não ter dúvidas de que a procura de Fátima pelos espanhóis da Andaluzia também crescerá.

Em Maio, o reitor do Santuário de Fátima, padre Luciano Guerra, admitiu uma redução no número de peregrinos estrangeiros que ali se dirigem. O reitor apontava a crise económica mundial como razão principal para esse receio, mas, de acordo com a Lusa, não se mostrava demasiado preocupado com esse fenómeno. No futuro, essa redução do número de peregrinos também se deveria a razões como a renovação das gerações, uma vez que muitos dos mais idosos não serão substituídos por jovens.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia