Procissão de Sete Senhoras é recuperada em Barcelos
2003-08-19 00:09:05

Uma procissão inédita percorre esta tarde várias ruas da cidade de Barcelos, a partir das 17 horas. A Procissão das Sete Senhoras foi inspirada numa tradição minhota, agora recuperada pela Irmandade de Santa Maria Maior, que habitualmente festejava o dia da padroeira dentro da Igreja Matriz.

Frisando que o acto é "sobretudo religioso", o juíz da Irmandade, Manuel Coutinho, refere que "a iniciativa visa reunir os andores dos vários santuários marianos do concelho, dando lugar a um acto religioso de que se ouve
falar nesta altura do ano, mas do qual não há memória de ter sido realizado pela última vez". Sem lançar foguetes, "por respeito às indicações governamentais", a procissão sai da Igreja Matriz, onde regressa cerca de uma hora e meia depois. O desfile contará com andores da padroeira da paróquia, Santa Maria Maior, ainda das Senhoras da Franqueira, das Necessidades, do Socorro, do Facho, das Dores e do Terço, acompanhadas pelas respectivas confrarias e por cerca de 100 figurantes, cujos trajes foram encomendados a umaempresa especializada "porque não há tradição em Barcelos das pessoas confeccionarem as roupas para a procissão", referiu Manuel Coutinho.

Fonte JN