paroquias.org
 

Notícias






Filme de Mel Gibson Acusado de Fomentar Anti-semitismo
2003-08-13 21:42:22

A Anti-Defamation League (ADL), influente grupo activista judaico dos EUA, acusou o actor Mel Gibson de fomentar o anti-semitismo através de um filme sobre a via sacra de Jesus Cristo.

Gibson é o produtor e realizador de "The Passion", uma longa-metragem que narra o último dia de Jesus. A ADL queixa-se de que a versão da história que o filme apresenta retrata os judeus segundo "estereótipos medievais sinistros", culpando-os pela morte de Cristo.

"O filme responsabiliza claramente [os judeus] pela decisão de crucificar Jesus", diz Abraham H. Foxman, director da ADL, num comunicado de segunda-feira. "Preocupa-nos muito que o filme, se for distribuído na versão actual, possa fomentar o ódio e o anti-semitismo que tantas igrejas responsáveis têm tentado erradicar."

O documento cita o rabi Eugene Korn, o representante da ADL que esteve presente numa sessão privada de "The Passion": "Infelizmente o filme contém muitos dos ensinamentos perigosos que cristãos e judeus combatem há muitos anos."

Korn acrescentou que o filme levanta claramente "o espectro de deicídio", a acusação de que os judeus foram os assassinos de Jesus. O rabi apelou a Mel Gibson que "modifique 'The Passion' para que o filme seja histórica e teologicamente correcto e isento de mensagens anti-semitas".

Há semanas que "The Passion" gera controvérsia nos EUA. O filme foi financiado pelo próprio Gibson e ainda não tem distribuidor, embora a sua estreia esteja prevista para a Páscoa de 2004. Desde o início do ano que "The Passion" tem sido exibido em sessões privadas para amigos de Gibson, líderes religiosos e figuras da indústria cinematográfica.

Nenhum judeu fora convidado para estas sessões, o que motivou protestos da ADL e outras organizações judaicas, que levantaram suspeitas sobre o conteúdo. Agora, a ADL viu e não gostou. Um porta-voz de Gibson citado pela Reuters disse que "nem o filme nem [Gibson] são inspirados pelo anti-semitismo, e ele fará tudo o que puder para combater o ódio e o racismo".

No início de Julho, Gibson declarara em comunicado: "O anti-semitismo é contrário às minhas crenças e à mensagem do filme. 'The Passion' pretende inspirar, não ofender." Mas nem só os judeus estão preocupados. Alguns teólogos católicos discordam também da versão que Gibson apresenta das últimas horas de Cristo.

Mel Gibson é um crente fervoroso de uma facção tradicionalista do catolicismo que rejeita as reformas do Concílio Vaticano II. O actor/realizador investiu entre 25 e 30 milhões de dólares para financiar "The Passion". Para reforçar a fidelidade histórica, o filme é falado só em aramaico (a língua que Jesus terá falado) e latim; a intenção de Gibson é exibir o filme sem legendas. Os papéis principais são interpretados por Jim Caviezel (Jesus) e Monica Bellucci (Maria Madalena). Veja um trailler do filme na página oficial: http://www.la-pasion.com

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia