Papa lembra vítimas dos incêndios em Portugal
2003-08-12 08:33:37

João Paulo II rezou ontem pelas vítimas dos incêndios que têm devastado vários países da Europa e salientou a situação de Portugal, onde as chamas mataram 15 pessoas.

Depois da oração do Angelus o Papa lembrou aos peregrinos reunidos em Castel Gandolfo “os vastos incêndios que se registaram nos últimos dias em vários países da Europa, em particular em Portugal, provocando mortos e danos consideráveis ao ambiente".
Esta é, segundo João Paulo II, “uma situação de urgência preocupante, causada pela seca persistente, mas também pela responsabilidade humana, dilacera o património ambiental, tão precioso para toda a humanidade". As palavras do Papa, e em especial a passagem onde condena implicitamente os piromaníacos, foram saudadas com palmas pelos fiéis reunidos na residência de verão do Papa, a 30 quilómetros de Roma.
"Convido-vos a unirem-se às minhas orações pelas vítimas desta calamidade e exorto-vos todos a orar com fervor para que o Senhor dê à terra ressequida atingida a frescura da chuva", concluiu.

SERVIR O EVANGELHO DA ESPERANÇA
Na sua intervenção antes da recitação do Angelus o Papa definira a missão da Igreja na Europa como “Servir o Evangelho da Esperança”.
Recordando em mais uma intervenção pública a exortação apostólica “Ecclesia in Europa”, João Paulo II disse que a Igreja “alimentou e alimenta” a cultura da solidariedade em favor dos mais pobres: “desempregados, doentes, idosos, os sem abrigo, os marginalizados, os imigrantes e os refugiados”, elencou.