Igreja anglicana à beira do cisma por causa de bispo homossexual
2003-08-07 23:04:57

Grande parte da igreja episcopaliana – ramo da igreja anglicana surgido após a independência das colónias norte-americanas – não vai ficar de braços cruzados perante a nomeação de Gene Robinson como bispo de New Hampshire.

Já ontem a ala mais conservadora decidiu apelar aos líderes anglicanos de todo o mundo, no que chamaram de “pastoral de emergência”.
Gene Robinson, homossexual assumido, tem duas filhas, uma ex-mulher e uma relação com um homem há treze anos. A sua nomeação como bispo abriu as portas a um êxodo maciço da igreja episcopaliana, que optou pelo silêncio. “O que agora está a acontecer é demaisdo importante para as palavras”, justificam-se.
O arcebispo da Cantruária já pediu cautela aos contestatários, já que ela tem implicações um pouco por todo o mundo.