Igreja Ortodoxa Desvincula-se da "Santa da Ladeira"
2003-08-07 18:28:38

A Igreja Católica Ortodoxa de Portugal anunciou ontem que se desvinculou da "Santa da Ladeira", em Torres Novas, devido aos "actos de heresia e fomento da desordem e desgraça" verificados naquele local de culto.

O fenómeno em causa surgiu há cerca de 40 anos na Ladeira do Pinheiro, quando uma residente afirmou falar com Deus e com santos, atraindo a atenção de milhares de fiéis. Maria da Conceição Mendes Horta criou fama de fazer milagres entre o povo, mas nos anos 1960 foi perseguida pelas autoridades, chegando a ser presa. A Igreja Católica Romana excomungou-a.

Foi nos final da década de 70 que a Igreja Católica Ortodoxa tentou igualmente uma aproximação, "procurando, em conjunto com Maria da Conceição, estabelecer um enquadramento e regras que dessem seriedade ao culto", explicou o padre Serafim, secretário do responsável máximo da assembleia.

Ainda segundo o religioso, ao fim de 25 anos de colaboração, a Igreja Ortodoxa afasta-se da Ladeira do Pinheiro porque a vidente "tornou-se, nos últimos anos, uma espécie de contrapoder que não aceita qualquer regra, ultrapassando todos os limites".

"Apenas uma seita"

"Foram colocadas imagens religiosas nas capelas do santuário, o que não é permitido pelos ortodoxos, e surgiram alguns pseudo-sacerdotes que se associaram ao local de culto", justifica o religioso.

O padre Serafim acrescenta que a "mistura de cultos e doutrinas no local", "ilusão espiritual", "guerras tribais", "maledicência", "leilões e peditórios com fins duvidosos" contribuíram também para o afastamento da Igreja Católica Ortodoxa, que passou a considerar o grupo que ali actua como "apenas uma seita".

A assembleia ortodoxa aconselha agora todos os seus fiéis a não frequentar o local e proíbe mesmo qualquer sacerdote de ali celebrar - caso contrário será suspenso de todas as suas funções eclesiásticas.

A Lusa tentou contactar Maria da Conceição, mas não foi possível obter uma reacção à decisão da Igreja Ortodoxa.

Fonte Público