Igreja Episcopal dos EUA Nomeia Primeiro Bispo Homossexual
2003-08-06 19:40:26

A Igreja Episcopal dos Estados Unidos nomeou ontem o primeiro bispo homossexual do mundo. A decisão abriu uma polémica que ameaça fracturar a comunidade anglicana.

Gene Robinson foi eleito, por uma larga maioria de votos, bispo do New Hampshire, durante a reunião anual da igreja a que pertence. Porém, alguns bispos insurgiram-se contra a escolha. Nos Estados Unidos, os que se lhe opõem são já 24 que, juntamente com outros de Inglaterra, África, América do Sul e Ásia ameaçam provocar uma cisão. "Não vamos aceitar isto. Não vamos aceitar uma mudança na doutrina", disse o bispo da Carolina do Sul, Edward Solmon, citado pela BBC.

Em 1998 foi assinado um pacto entre as comunidades anglicanas, que permite a ordenação de sacerdotes homossexuais, desde que solteiros. Ora Gene Robinson é divorciado e tem dois filhos. Assumiu a sua homossexualidade há 14 anos e vive com um companheiro há 13. Explicou que descobriu ser homossexual através de um chamamento de Deus, que o levou a deixar a mulher.

Assim que foi nomeado bispo, Gene Robinson disse não pretender ser o sacerdote dos "gays" e das lésbicas. "Acho que posso fazer mais pelos 'gays' e lésbicas sendo um bom bispo do que sendo um bispo 'gay'. As pessoas do New Hampshire querem que eu seja o seu bispo e estou ansioso por dar início ao meu ministério", disse.

Intervenção de Bush

Esta polémica nomeação surge uns dias depois de o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ter feito uma intervenção na Casa Branca sobre direitos dos homossexuais. Perante a crescente pressão de alguns grupos pró-legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, Bush defendeu que o casamento é um exclusivo dos heterossexuais. O Presidente disse mesmo ter pedido aos advogados do Governo para redigirem um projecto de lei nesse sentido.

As declarações de Bush foram motivadas por um processo que corre num tribunal do Massachusetts, visando a legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Este tipo de união não é reconhecida nos Estados Unidos, mas nalguns estados a Igreja abençoa-as.

Os membros mais conservadores da Igreja Episcopal (África e Ásia são as regiões mais tradicionalistas) consideram que, com todas estas iniciativas, se está a caminhar para uma mudança doutrinária, que não aceitam porque, argumentam, as Escrituras classificam a homossexualidade como uma coisa abominável - outra corrente desta igreja contesta essa leitura que é feita dos textos sagrados.

"Relações de amor correspondido, relações monogâmicas, relações que se acredite sejam para toda a vida e fiéis - espero que sejam estas que a Igreja abençoa", disse o novo bispo do New Hampshire.

Gene Robinson adiantou que não desistirá da sua nomeação, mesmo que o chefe da Igreja Anglicana, o arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, não a aceite. No mês passado, o arcebispo de Cantuária elogiou a decisão de um sacerdote anglicano inglês homossexual, Jeffrey John, que renunciou a uma nomeação para bispo para evitar polémicas e cisões.

Gene Robinson já foi classificado como "o homem mais perigoso da Igreja americana".

Fonte Público