paroquias.org
 

Notícias






A «profecia apocalíptica» de João Paulo II
2003-08-04 21:28:47

O que há por detrás das palavras apocalípticas de João Paulo II: «O mundo corre o risco de enfrentar uma guerra sem fim»? Qual é o temor que se esconde detrás do grito do pontífice «Nunca mais a guerra» repetido em várias ocasiões? E que papel desempenha nas palavras do Papa a profecia revelada em Fátima?

Para tentar responder a estas questões dois correspondentes italianos no Vaticano, o jornalista Marco Tossati e Franca Giansoldati, escreveram o pequeno livro «Apocalipse. A profecia do Papa Wojtyla» («Apocalipsse. La profezia di Papa Wojtyla»), da editora Piemme.
Segundo Marco Tossati, correspondente no Vaticano do diário «La Stampa», «o livro nasceu sobretudo para explicar o papel do Vaticano ante a crise de Iraque, e também para tentar revelar (daí o nome de «apocalipse», que significa «revelação») as preocupações de fundo que moveram o Papa».
A jornalista da agência «Ap-Biscom», Franca Giansoldati, aventa uma hipótese: «O Papa teme o afastamento entre o ocidente cristão e o Islão, e tenta evitar o perigo de um choque de civilizações».
Segundo esta jornalista, durante a II Guerra do Golfo «o Papa não cessou nunca de exortar à humanidade para que redescobrisse o sentido espiritual. Agora, no Iraque, pensa-se a reconstrução: é uma fase muito difícil, na qual as estruturas católicas tentam oferecer sua contribuição. O Papa segue esta fase com atenção, está constantemente a par das informações que chegam do núncio de Bagdad”.
A relação do livro com a mensagem de Fátima «pode parecer um pouco ousada», confessa à agência Zenit Franca Giansoldati, que vincula as intervenções do Papa nos últimos anos a Fátima: «Neste contexto vem à memória Fátima, a Virgem a quem o Papa confiou a humanidade, e sua própria vida». E não é estranho, acrescenta, que «voltem à memória as palavras que João Paulo II pronunciou em Fulda, Alemanha, em 1980: nesse discurso, o Papa não só parece prefigurar o atentado na praça de são Pedro, mas a queda do Muro de Berlim e os terríveis cenários do novo milénio».
O livro apresenta detalhes da intensa actividade diplomática do Papa para evitar a guerra e mostra como a paz entre nações constitui uma das preocupações mais íntimas do pontífice.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia