paroquias.org
 

Notícias






Menosprezar a disciplina de EMRC é desconhecer a realidade, acusa o arcebispo de Toledo
2003-07-31 21:23:15

Dom Antonio Cañizares, arcebispo de Toledo e presidente da comissão de Ensino e Catequese da Conferência Episcopal Espanhola, afirmou que «menosprezar a disciplina de religião é viver de costas para a realidade».

O arcebispo Cañizares falava no campus de verão que a Diocese de Valência organizou em Frascati, localidade próxima de Roma, e assegurou que «quando se pede que a religião católica desapareça do sistema educativo, não se atende à maioria da população que elege esta disciplina apesar das dificuldades e das campanhas que têm sido realizadas contra, de maneira constante em alguns meios de comunicação».
Como recordou o arcebispo, «82 por cento dos alunos elegem esta disciplina na Espanha. No último ano subiu 6 por cento a eleição desta área na Escola Secundária Obrigatória».

D. Cañizares disse que o direito constitucional ampara a «liberdade de ensino e a liberdade religiosa» e que todos os estudantes têm o mesmo direito a ser formados «sobre o universo religioso» e a «poder entender sua própria cultura dialogando com tolerância e sem fundamentalismo».

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia