paroquias.org
 

Notícias






Os costureiros preferidos do Vaticano
2001-02-21 20:23:59

Há quatro ateliers de alta costura eclesiástica em Roma: Gammarelli, Barbiconi, Euroclero e Mancinelli.

São os escolhidos pelo Vaticano para prepararem o enxoval, segundo o protocolo e as regras da Santa Sé, que os 44 novos cardeais deverão levar consigo, nesta nova e prestigiada posição. Gammarelli - que também tem a honra de fazer a roupa do Papa João Paulo II - é o alfaiate dos dois novos cardeais portugueses. Tem o seu atelier, o mais famoso de Roma, na Praça da Minerva, uma das mais belas desta cidade.
Este famoso alfaiate já confeccionou, sob medida, as vestes e os paramentos do cardeal-patriarca de Lisboa, que aqui veio, expressamente, para tirar medidas e fazer as primeiras provas, assim como os do cardeal Saraiva Martins: batina púrpura, assim como a murça (mozzetta), o hábito preto com debrum e botões também de cor púrpura, barrete cardinalício e solidéu, a capa ou "romeira", a faixa de seda. É comum uma encomenda extra destas vestes, porque muitos dos cardeais dos países tropicais preferem o hábito em linho branco.

O superconsistório de 44 cardeais causou assim um supertrabalho aos quatro superalfaiates eclesiásticos de Roma, em apenas três semanas.

Dos 44 novos cardeais, muitos dos já residentes em Roma apresentaram-se no dia seguinte ao primeiro anúncio do novo consistório para tirar medidas, evitando deste modo as filas de última hora...

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia