Mais paróquias, mas menos padres em Lisboa
2003-07-28 21:28:22

Três novas paróquias foram criadas em Lisboa e outras duas estão a caminho, enquanto o número de sacerdotes em actividade tem diminuído. A revelação é feita pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, ao tornar públicas no passado dia 25 as nomeações de sacerdotes para o próximo Ano Pastoral.

“Porque o número de Sacerdotes em actividade tem diminuído e o número de Paróquias não cessa de aumentar, os Sacerdotes têm de assistir áreas mais vastas, o que só é possível com a compreensão e a colaboração responsável dos cristãos”, afirma o Cardeal-Patriarca.
Atendendo a estes factores, D. José Policarpo espera que “as Comunidades Cristãs a que são enviados os acolham fraternalmente, em espírito de fé e de corresponsabilidade eclesial”, explicando que os sacerdotes “precisam da ajuda dos cristãos para a realização da missão da Igreja, que é responsabilidade de todos os baptizados.”