paroquias.org
 

Notícias






Papa Alerta para Crescimento do Atéismo na Europa
2003-07-28 18:38:39

O Papa João Paulo II pediu ontem aos católicos europeus que se mobilizem para evitar o crescimento do ateísmo e do agnosticismo no continente.
Perante os três mil peregrinos que se juntaram em Castelgandolfo, a residência de férias do Papa, para rezar o Angelus, o sumo pontífice deixou o alerta: "Um sentimento religioso vago e sem constrangimentos está a prestes a propagar-se pela Europa, o que pode conduzir ao agnosticismo e ao ateísmo".


Durante o discurso, João Paulo II lamentou a quebra no número de católicos a frequentar a igreja e a sua falta de conhecimento da Bíblia, "pouco lida e estudada".

Lamentou também, por várias vezes, a ausência de referências ao cristianismo no projecto de Constituição elaborado pela União Europeia (UE). Os dirigentes de quatro países católicos - Itália, Espanha, Irlanda e Polónia - mobilizaram-se para que essa alusão constasse do documento. Mas o chefe do Governo italiano e presidente em exercício da UE, Silvio Berlusconi, que assumiu essa intenção, admitiu recentemente ter poucas esperanças de que as referências ao cristianismo venham a ser uma realidade.

"Vamos representar este pedido, mas, sendo realista, não acredito que ele venha a ser aceite pelos 25 países", afirmou Berlusconi, em meados do mês, quando recebeu o projecto de Constituição, para assim dar início às negociações de assinatura com os diferentes estados-membros.

O Papa, que aparentava estar em boa forma física na oração do Angelus, não pareceu ter sido afectado pela vaga de calor que atinge os italianos há várias semanas. Durante as suas estadias de descanso em Castelgandolfo, o pontífice dedica-se à leitura e a escrever o livro sobre a sua experiência como sacerdote.

João Paulo II deverá regressar ao Vaticano no final de Agosto ou início de Setembro, de onde partirá para a Eslováquia, naquela que é a 102ª viagem do seu pontificado e a terceira visita oficial a este país.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia