PADRE DÂMASO VISITA CARLOS CRUZ
2003-07-13 11:48:11

Um padre católico visita todas as semanas o apresentador de televisão Carlos Cruz e o antigo funcionário da Casa Pia de Lisboa Carlos Silvino, ‘Bibi’, na cadeia.

"Todas as semanas visito o ‘Bibi’ e o Carlos Cruz. Tenho pena pelo que a Imprensa fez deles, acho que tem exagerado. Conheço o Carlos Silvino, o (João Ferreira) Diniz, o Carlos Cruz e só peço que deixem os homens em paz e a justiça fazer o seu caminho", diz o padre Dâmaso, visitador dos estabelecimentos prisionais há 40 anos.

O padre Dâmaso lamenta que haja muitos presos que nunca têm visitas e garante que muitos deles precisam de alguém, nem que seja para ouvir os seus problemas durante uns minutos.

"Os presos muitas vezes querem desabafar e para nós não há diferenças entre um preso e um cidadão em liberdade. Quando falo com um detido só lhe pergunto porque está ali e depois alguns começam a falar e contam coisas que nem à Polícia Judiciária disseram", diz o padre.

Tal como o padre Dâmaso, de origem holandesa e de nome Hermano Lambers, existe meio milhar de pessoas que todas as semanas passam umas horas nas cadeias a dar ajuda moral e às vezes material aos presos.

Fonte CM