Diocese de Lisboa reabre causa de canonização
2003-07-09 21:15:58

No próximo domingo, 13 de Julho, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, D. José Policarpo preside à cerimónia da retoma da causa de canonização do beato Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira). Como primeiro acto da cerimónia, o Postulador da causa, padre Francisco José Rodrigues, solicita ao Patriarca de Lisboa a autorização para a referida retoma. Em decreto que D. José Policarpo assinará, consta a anuência ao pedido feito.

Segue-se a leitura deste documento, bem como dos decretos que instituem os órgãos canónicos, a saber: o Tribunal, a Comissão Histórica e a Postulação. Finda a leitura dos decretos, as personalidades com responsabilidade neste processo proferem o seu juramento. A cerimónia termina com a Oração de Vésperas. Trabalhos levados a cabo pelos Cardeais Patriarcas de Lisboa D. José III (1883-1907) e D. António I (1907-1929), secundados pela Ordem do Carmo, culminaram com o decreto da Congregação dos Ritos “Clementissimus Deus” de 15 de Janeiro de 1918, ratificado e aprovado pelo Papa Bento XV em 23 do mesmo mês e ano. Estes trabalhos, retomados pelo Episcopado Português, culminaram com a permissão de Pio XII para que o processo da canonização prosseguisse.
Recentemente, a Congregação para as Causas dos Santos — agora presidida pelo cardeal português D. José Saraiva Martins — considerou que sobre a concessão de Pio XII se elaborasse a continuação do processo respectivo.
A Conferência Episcopal Portuguesa, na sua reunião plenária de 5-8 de Maio de 2003 em Fátima, deu parecer favorável por unanimidade à continuação do processo. Confiou o processo à Cúria Patriarcal de Lisboa e estabeleceu três condições: 1) que quem tenha documentação, pró ou contra, referente ao beato Nuno de Santa Maria, a entregue no prazo máximo de trinta dias na Chancelaria Patriarcal de Lisboa; 2) que os sacerdotes em cujas paróquias haja uma imagem do Santo Condestável, ou se promovam actos de culto em sua honra, informem circunstanciadamente aquela Chancelaria (Mosteiro de São Vicente de Fora, Campo de Santa Clara, 1149-085 Lisboa); 3) e que notícias da concessão de graças e ofertas sejam encaminhadas para a Postulação (Rua de Santa Isabel, 128; 1250-208 Lisboa).