Papa reafirma actualidade da Doutrina Social da Igreja
2003-07-07 21:04:53

A actualidade da Doutrina Social da Igreja e a responsabilidade dos leigos foram os temas centrais do discurso dirigido por João Paulo II aos membros da Fundação “Centesimus Annus – Pro Pontifice”, recebidos em audiência por ocasião dos 10 anos de fundação da instituição, empenhada na difusão dos valores humanos, éticos, sociais e cristãos contidos na Doutrina Social da Igreja e, sobretudo, na encíclica “Centesimus Annus”.

“Os dramáticos eventos que acometem o mundo contemporâneo e as deploráveis condições de subdesenvolvimento em que ainda se encontram demasiados países - afirmou João Paulo II – mostram que é necessário partir novamente da justa perspectiva: a verdade do homem é descoberta pela razão e confirmada pelo Evangelho de Jesus Cristo, que proclama e promove a verdadeira dignidade e a vocação social inata, da pessoa”.
O Papa sublinhou, de seguida, “a responsabilidade própria dos cristãos leigos”, um tema proposto com evidente clareza pelo Concílio Vaticano II. “O Concílio - recordou - fala de “tarefa, luz e forças que podem contribuir para construir e para consolidar a comunidade dos homens, segundo a lei divina”.
“O empenho social dos cristãos leigos - concluiu - pode ser nutrido e tornado coerente, tenaz e corajoso somente por uma profunda espiritualidade que o torne capaz de exprimir as grandes virtudes teologais, a fé, a esperança e a caridade, através do exercício da difícil responsabilidade de edificar uma sociedade menos distante do grande desígnio previdente de Deus.”