paroquias.org
 

Notícias






Papa entrega Prémio Paulo VI a filósofo Paul Ricoeur
2003-07-07 21:03:40

João Paulo II entregou ao filósofo francês Paul Ricoeur, de 90 anos, o prémio internacional “Paulo VI”, atribuído de cinco em cinco anos pelo Vaticano. O galardão distingue personalidades que se tenham destacado pela sua contribuição para a teologia, o ecumenismo e a defesa dos direitos humanos.

João Paulo II recordou a "contribuição generosa para o diálogo com os católicos" de Ricoeur, autor de numerosas obras ensaísticas. O Papa realçou, ainda, o papel de "grande responsabilidade" que devem assumir os leigos no seio da igreja católica: "é uma responsabilidade grande que não deve ser vivida como um dever que os limite mas - exortou - como um paixão generosa e criativa, própria dos homens novos, os únicos capazes de fazer coisas novas".
Os 100.000 euros (114.880 dólares) do prémio serão entregues por vontade de Ricoeur à «Fundação John Bost», obra caritativa e assistencial francesa, criada em 1848 pelo pastor Jean Antoine Bost. A Fundação atende actualmente cerca de mil pessoas com deficiência física ou mental, idosos ou pessoas com problemas de integração social.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia