Formação à distância para catequistas
2003-06-30 22:04:54

De 27 a 30 de Junho de 2003, a cidade de Villavicencio (Colômbia) hospedará o VI Congresso Nacional de catequistas provenientes de 54 dioceses colombianas.

O Congresso foi organizado pela Direcção geral da Escola Paroquial de Catequistas (ESPAC) com a colaboração da diocese local, para acolher cerca de 1500 catequistas-coordenadores de grupo.
A ESPAC é um programa de formação a distância pensado para formar catequistas nas paróquias ,sob a guia do pároco, como agentes de pastoral especializados na evangelização e na missão. Tratando-se de um programa de formação à distância, existem tantas escolas quantas são as paróquias que aderem ao programa. Cada escola funciona na própria paróquia sob a direcção do pároco, o qual se refere ao Bispo da diocese que, por sua vez, é representado por um delegado diocesano junto ao ESPAC.
Actualmente 11.500 catequistas estão em preparação, através seis semestres de estudos, para receber depois dos respectivos Bispos o Mandato de Catequista.