paroquias.org
 

Notícias






Servas de Nossa Senhora de Fátima celebram 80 anos
2003-06-27 22:30:21

A Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima celebra, este ano, os 80 anos da sua fundação.

Foi precisamente a 13 de Maio de 1923 que Luiza Andaluz, fundadora desta Congregação, se reuniu, em Fátima, com o grupo das suas primeiras colaboradoras, para, desde o início, consagrarem a Congregação nascente à maternal protecção da Virgem do Rosário.
De Fátima, este primeiro grupo de senhoras seguiu para Santarém, onde iniciou, a 15 de Outubro desse mesmo ano, na casa natal de Luiza Andaluz, o projecto de vida em comum, para darem continuidade à missão que desenvolviam desde há longa data.
Olhando para o itinerário da vida de Luiza Andaluz, facilmente descobrimos o rumo que a norteava: “Passar fazendo o bem à imitação do Mestre divino, tornar felizes os que nos rodeiam, que doce programa de vida” (Luiza Andaluz, Pensamentos). Descobrimos ainda a linha orientadora do seu peregrinar terreno e o motor que acciona tal actividade: a fé e o amor a Deus, que no seu coração ardiam permanentemente.
Esta paixão por Deus foi crescendo nela e desenvolvendo-se nas duas facetas essenciais da vida cristã: a comunhão com Deus e o serviço dos irmãos, com uma característica profundamente eclesial, ou seja, toda a sua acção será desenvolvida na comunhão da Igreja.

- Ao celebrarmos os 80 anos de vida da Congregação, queremos voltar ao ardor evangélico que levou Luiza Andaluz e as primeiras Irmãs a entregarem todas as suas energias para dilatar o Reino de Deus. É mesmo providencial que, nesta celebração dos 80 anos, a Congregação dê início à preparação oficial do XIII Capítulo Geral que se realizará em Julho de 2004.

- Este duplo acontecimento - celebração dos 80 anos e abertura do ano capitular - será celebrado em Santarém, na Casa Madre Luiza Andaluz, Casa Mãe da Congregação, no dia 27 de Setembro, de 2003, por ser a data mais apropriada para todas as Irmãs, no início deste ano pastoral e, ao mesmo tempo, mais próxima do dia 15 de Outubro, em que, nesse mesmo local se deu início à vida comunitária, em 1923.

Ir. Rosária Cardoso Martins

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia