O diálogo inter-religioso faz parte da missão evangelizadora, recorda João Paulo II
2003-06-27 22:29:45

O diálogo com os crentes das outras religiões faz parte da missão fundamental da Igreja de anunciar Cristo, único salvador, constatou João Paulo II esta quinta-feira, 28 de Junho, ao receber um grupo de bispos da Índia em visita ad Limina.

Recordando que, ao despedir-se de seus discípulos, Jesus lhes lançou «um convite e um desafio de proclamar pelo mundo a Boa Nova», o Papa afirmou que «a evangelização é uma tarefa que todos os membros da Igreja partilham em virtude de seu baptismo». «É portanto um infortúnio que ainda hoje em muitos lugares da Índia se ponham obstáculos desnecessários ao anúncio do Evangelho”, vincou.
Falando das restrições à liberdade religiosa neste país asiático, o Papa referiu que “cidadãos de uma democracia moderna não deveriam sofrer por causa das suas convicções religiosas. Ninguém deveria ver-se obrigado a ocultar a sua religião para poder desfrutar dos direitos humanos fundamentais, como a educação e o emprego».
«Intimamente ligado aos esforços da Igreja por evangelizar se encontra um profundo respeito pela cultura», declarou o Papa. «A cultura é o espaço no qual o ser humano se encontra face a face com o Evangelho”, destacou.
Este princípio de diálogo, sublinhou, explica o compromisso da Igreja na Índia «em favor da inalienável dignidade da pessoa por meio de suas numerosas instituições sociais, oferecendo amor incondicional a cristãos e não cristãos», reconheceu.
«As suas escolas, ambulatórios, hospitais e instituições orientadas ao desenvolvimento integral do ser humano oferecem uma assistência de valor incalculável aos membros mais pobres da sociedade, sem ter em conta sua religião --reafirmou--. Infelizmente, algumas das honestas tentativas da Igreja de promover o diálogo inter-religioso nas suas formas mais simples têm sido em ocasiões dificultadas pela falta de cooperação por parte do governo e pela hostilidade de alguns grupos fundamentalistas».