Obras escolhidas de D. José Policarpo editadas pela Universidade Católica
2003-06-27 22:29:04

A Universidade Católica Portuguesa editou seis volumes que reúnem as intervenções e escritos mais importantes de D. José Policarpo. A UCP associa-se assim às comemorações dos 25 anos de Episcopado do Cardeal Patriarca de Lisboa, antigo Reitor e actual Magno Chanceler desta entidade.

As “Obras Escolhidas”, que recolhem 235 textos, entre livros, artigos, conferências, catequeses e homilias, foram apresentadas ontem, 27 de Junho, em Lisboa, perante quase todo o Episcopado português, o presidente da Conferência Episcopal Angolana, D. Zacarias Camuenho, e personalidades destacadas da sociedade civil, como Mário Soares e Cavaco Silva.

D. José Policarpo mostrou-se emocionado com esta homenagem e pediu aos presente “que me leiam quando escrevo, e me ouçam quando falo, porque eu gosto”. Confessando ser uma “ousadia” reunir textos escritos em circunstâncias muito diversas, o Patriarca revelou satisfação por se reler e pela maneira como outros o relêem: “este é o momento de nos reencontrarmos com pedaços de uma vida, de uma história comum com muitas pessoas com quem partilhei este percurso”, disse.
Os volumes, intitulados “O Evangelho e a História”, “A missão de Evangelizar”, “O anúncio da esperança”, “A Palavra celebrada”, “O Bispo, mestre da Fé” e “A Igreja é uma paixão”, foram apresentados por D António dos Santos Marto que, em declarações à agência ECCLESIA vincou a sua convicção de que “as grandes características que dão unidade a estes escritos são a relação entre Evangelho e História, o diálogo com a cultura - sobretudo um tema que D. José trata magistralmente, a laicidade -, a capacidade de falar à inteligência e ao coração dos homens, A paixão com que ele adere à Igreja, como lugar de encontro com Cristo”.

“Os escritos do Patriarca manifestam um estilo constante e um fascínio coerente, resultando numa obra plena de interesse e actualidade”, acrescentou.
Manuel Braga da Cruz, reitor da Universidade Católica, destacou o importante trabalho desempenhado pelo seu antecessor à frente da instituição.
"É com muita satisfação que acolhemos na Universidade Católica Editora estes seis volumes, que continuam abertos, porque esperamos que D. José Policarpo continue a escrever", enalteceu o reitor. “D. José não foi um reitor comum”, reconheceu.

COMISSÃO PROMOTORA SATISFEITA
D. José Alves, falando em nome da Comissão promotora das celebrações do Jubileu episcopal do Patriarca revelou a sua satisfação pela “concretização de um projecto que põe em relevo a personalidade rica e multifacetada de D. José Policarpo” e avaliou de modo satisfatório a maneira como têm corrido as celebrações.

“O jubileu episcopal tem tido uma dimensão espiritual e outra pastoral. A peregrinação diocesana a Fátima foi uma manifestação notável de união ao Patriarca e responder ao seu apelo, apresentado no programa pastoral para 2002/2003”, referiu.