China, Cuba, Nigéria e Bielorrússia na Lista Negra da Liberdade Religiosa
2003-06-27 22:14:35

A China, na Ásia; Cuba, na América; a Bielorrússia, na Europa; e a Nigéria, em África, são os piores países para a liberdade religiosa, segundo o relatório 2003 da associação católica Ajuda à Igreja que Sofre.

O relatório anual publicado ontem em Roma afirma que, em 2002, foram mortos no mundo inteiro 938 cristãos, 629 foram feridos e mais de 100 mil foram detidos. Na China, são referenciadas as perseguições religiosas e as destruições levadas a cabo pela polícia em igrejas e seminários. Em Cuba, é o partido comunista que exorta "os seus membros a opor-se à influência da Igreja Católica sobre a população". A nova lei da liberdade religiosa da Bielorússia é considerada por muitos como "a lei mais repressiva da Europa". Na Nigéria, "a introdução da sharia em 12 estados (num total de 40) aumentou consideravelmente as tensões e os conflitos entre cristãos de diferentes confissões e muçulmanos".

Fonte Público